PUBLICIDADE

Não se sabote! 10 dicas para conseguir emagrecer com saúde

Na virada do ano, muitos prometem perder peso, no entanto, poucos conseguem cumprir. Saiba como driblar o desânimo fitness e conseguir emagrecer

12 jan 2022 08h02
| atualizado às 15h14
ver comentários
Publicidade
Saiba como conseguir emagrecer
Saiba como conseguir emagrecer
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Conseguir emagrecer sem sofrer, de maneira permanente e saudável - com dieta e treino -, nem sempre é uma tarefa simples. A chegada de um novo ano pode ser o combustível para iniciar uma jornada fitness. No entanto, é comum que os obstáculos desse estilo de vida, aos poucos, enfraqueçam o desejo e a busca por um físico mais atlético.

Fora isso, além de conseguir emagrecer, outros objetivos atrelados ao estilo de vida saudável, felizmente, estão cada vez mais presentes na mente das pessoas. "Tenho percebido que, atualmente, mais do que antes, as pessoas me procuram para além da perda de peso. Buscam melhorar sua saúde mental, seus parâmetros metabólicos/hormonais, e equilibrar melhor seus níveis de estresse e sono", revela endocrinologista, Dra. Paula Pires.

Por isso, é importante ter em mente quais são as dificuldades que a vida fitness pode oferecer para pessoas que ainda não estão totalmente adaptadas. Para você conseguir emagrecer e alcançar uma qualidade de vida melhor, a Dra. Pires separou 10 dicas simples de como driblar os obstáculos dessa jornada. Confira:

1 - Cuidado com as telas (celular, televisão, computador e outros)

"Muitas vezes comemos como se estivéssemos no piloto automático. Não prestamos atenção na sensação de fome e saciedade, e nem mastigamos direito os alimentos", explica Paula.

2 - É fome ou apenas vontade de comer?

"Se você está comendo quando tem tédio, cansaço, estresse, tristeza ou ansiedade, tente entender os gatilhos que desencadeiam esses sentimentos", alerta.

3 - Abasteça a dispensa com alimentos naturais e saudáveis

"Muitos pacientes me perguntam se pode ter doces e guloseimas estocados em casa. Eu acredito que força de vontade não funciona na maioria dos casos e tenho plena convicção de que temos que organizar nosso ambiente a nosso favor", recomenda a médica.

4 - Cumpra os requisitos básicos da inicial "M"

"Indico ter como meta: menos calorias, mais movimento, mais qualidade nutricional e ter uma mente saudável", lista a endocrinologista. "Ser fisicamente ativo é um dos principais fatores preditivos da manutenção de peso e, em um estudo, 90% das pessoas que conseguiram manter o peso perdido praticavam atividade física regular", completa.

5 - Evite passar vontade, mas, tenha parcimônia

"Sempre que possível, compartilhe alimentos mais calóricos com que está perto de você. Por exemplo, se quer comer a sobremesa do restaurante, peça apenas uma e divida com seu acompanhante", sugere a Dra. Pires.

6 - Compre sem fome

Por via das dúvidas, coma algo antes de ir ao mercado. Dessa maneira, você diminui a chance de comprar itens que não pertencem à dieta. "Em encontros sociais, evite também ir com muita fome. Faça um lanchinho saudável antes, beba muita água e evite comer tudo que está disponível", indica a endocrinologista.

7 - Leia e interprete corretamente os rótulos dos alimentos

A ideia é evitar lanchinhos compostos por açúcar, xarope, corante, carboidratos simples e gordura vegetal. Todas essas informações estão nos rótulos. "Na maioria das vezes, você não fica satisfeito [com produtos que possuem esses ingredientes] e só acrescenta calorias vazias à sua alimentação", ressalta a médica.

8 - Organize-se

Saiba planejar corretamente as suas refeições, "pois, ao deixar para a última hora, a chance de fazer uma escolha ruim é maior", alerta a especialista.

9 - Cuidado com dietas milagrosas

"Sobre dietas, 'cada panela tem a sua tampa', ou seja, a escolha precisa se basear nas suas preferências e na sua capacidade de mantê-la ao longo de dias, meses e anos", ensina.

10 - Foque em você e evite comparações

"Costumo dizer que a comparação pode ser mesmo o ladrão da alegria. Não é porque um paciente perdeu 10 kg em um mês que você terá o mesmo resultado", finaliza a Dra. Paula Pires.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade