Morangos reduzindo a inflamação intestinal
Existem dois tipos principais de doença inflamatória intestinal (DII): colite ulcerativa, em que a inflamação é focada no reto e no cólon; e doença de Crohn, que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. Os sintomas incluem dor de estômago e cólicas, diarréia, perda de peso, sangramento retal, anemia e úlceras. Juntamente com a inflamação do intestino, as pessoas com DII tendem a ter um aumento no número de bactérias intestinais nocivas e a diminuição dos níveis de bactérias "boas". A inflamação crônica do intestino também está associada a um risco aumentado de câncer no intestino em longo prazo. De maneira preocupante, em escala global, a DII parece estar crescendo em prevalência. O estilo de vida sedentário e os hábitos alimentares de muitas pessoas - com alto teor de açúcar, alto teor de gordura animal e pouca fibra - podem promover inflamação do cólon e aumentar o risco de DII.
A dieta tem um papel significativo tanto no risco de desenvolver DII como no manejo dos sintomas. No entanto, a natureza complexa da doença, bem como a falta de estudos nutricionais bem desenhados, dificultam a obtenção de conclusões sólidas. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst focaram em uma intervenção dietética simples e muito específica: morangos. Os pesquisadores alimentaram as porções de camundongos de morangos equivalentes em tamanho a uma porção humana normal. Eles concluíram que comer o equivalente a três quartos de uma xícara de morangos por dia reduziu a perda de peso e os sintomas da DII, como diarréia sanguinolenta. Houve também uma redução na resposta inflamatória nos cólons dos roedores - por exemplo, os marcadores pró-inflamatórios incluindo o fator de tumornecrose alfa e a interleucina 1 beta foram muito menores no cólon.
Da mesma forma, o nível de células imunes pró-inflamatórias caiu na membrana que reveste o cólon. Além disso, os ratos que comeram morangos apresentaram níveis reduzidos de bactérias intestinais nocivas, incluindo Akkermansia e Dorea, e aumento dos níveis de flora saudável, como Lactobacillus e Bifidobacterium. O próximo passo será levar essa descoberta ao estudo em humanos. Os resultados são encorajadores, mas Xiao é rápido em aconselhar as pessoas com DII a falar com um médico antes de alterar sua dieta. É importante ressaltar que pessoas alérgicas a frutas devem evitar morangos.
Referência
Strawberries Could Help Reduce Harmful Inflammation in the Colon, American Chemical Society (ACS) , 2018. http://www.newswise.com/articles/strawberries-could-help-reduce-harmful-inflammation-in-the-colon