PUBLICIDADE

Michel do BBB 24 faz 'lipo de papada': o que é isso e quem pode fazer?

Entenda o procedimento estético realizado pelo professor de geografia que ficou famoso após entrar no reality show

21 mar 2024 - 15h20
(atualizado às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Michel, ex-BBB, passou por procedimentos estéticos na região orofacial, incluindo a lipo de papada, que tem como objetivo reduzir o acúmulo de gordura sob o queixo. Existem dois tipos de lipo de papada, sendo que o procedimento é feito por cirurgiões dentistas e a recuperação costuma ser rápida.

O ex-BBB Michel, eliminado do BBB 24 no começo de março, faz parte de uma tendência entre ex-participantes da casa: buscar procedimentos estéticos logo após sua saída da casa mais vigiada do Brasil.

Domingos Mantelli, cirurgião dentista responsável pelos procedimentos no ex-BBB, publicou um vídeo nas redes sociais instantes antes de iniciar os tratamentos em Michel. O especialista listou os procedimentos realizados. Um deles é a "lipo de papada", que segundo o profissional pode levar até 10 meses para ter o aspecto do resultado final.

O que é a lipo de papada?

A papada é conhecida como o acúmulo de gordura que existe sob o queixo. A ideia da lipo de papada é retirar esse volume. Existem dois principais tipos de lipo de papada: a enzimática, recomendada quando há menos gordura, e e aspirativa, indicada para pacientes com maior acúmulo de gordura na região. 

A principal diferença entre os dois tratamentos é que no caso da lipo aspirativa, o paciente costuma tomar uma anestesia local, pois pequenos tubos são colocados sob o queixo, para sugar a gordura. Já no caso da lipo enzimática, um líquido com enzimas é injetado sob a pele, para degradar as gorduras. 

Dentista pode fazer lipo de papada?

No caos de Michel, o procedimento foi feito por um cirurgião dentista em consultório, e não por um cirurgião plástico. Em 2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a Harmonização Orofacial como uma especialidade odontológica (Resolução 198/2019), permitindo assim que dentistas realizem procedimentos estéticos na região orofacial, incluindo a chamada "lipo de papada".

Os perfumes favoritos de Yasmin Brunet; quais ela levou pro BBB? Os perfumes favoritos de Yasmin Brunet; quais ela levou pro BBB?

Lipo enzimática de papada

De acordo com o biomédico Thiago Martins, a lipo enzimática de papada costuma ser a preferida dos pacientes. "É uma alternativa menos invasiva à lipoaspiração tradicional e não requer cortes". 

O procedimento costuma ser realizado em um consultório e tem duração de aproximadamente 30 minutos. "As sessões podem variar de acordo com a área tratada, sendo geralmente recomendadas de 3 a 10 sessões, com intervalos de uma semana a três ou quatro meses entre elas", explica.

Quanto tempo dura uma lipo de papada?

Não existe um prazo fixo para que os efeitos do tratamento desapareçam, mas é possível mantê-los por mais tempo. "Embora o procedimento possa proporcionar resultados significativos na redução da gordura localizada, estes podem ser mantidos por um período mais longo se a pessoa adotar uma alimentação equilibrada e manter uma rotina de exercícios físicos", diz o especialista. Um estilo de vida saudável também pode evitar que a gordura volte. 

Recuperação pós-procedimento

A recuperação costuma ser rápida. O especialista recomenda que os pacientes evitem realizar exercícios físicos intensos durante as 48 horas após o procedimento. "Pode ocorrer um pouco de vermelhidão e inchaço após as injeções, mas estes sintomas costumam desaparecer em poucos dias", diz o biomédico.

O procedimento é contraindicado em casos de "gravidez, lactação, presença de cistos ou nódulos tireoidianos na região da papada, além de pessoas com infecções ativas no local, alergia aos componentes usados no tratamento, pressão alta não controlada". 

Segundo Thiago Miranda, é sempre necessário realizar uma avaliação prévia, para saber se o paciente pode passar pela lipo. "É crucial escolher profissionais qualificados e clínicas reconhecidas para realizar o procedimento, já que a aplicação incorreta pode levar a complicações como disfunção do nervo mandibular ou necrose", alerta.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade