4 eventos ao vivo

Melhores alimentos para auxiliar na digestão

17 ago 2018
09h12
  • separator
  • 0
  • comentários

O aparelho digestivo desempenha um papel vital na sua saúde, pois é responsável por absorver nutrientes e eliminar o desperdício. Infelizmente, muitas pessoas sofrem de problemas digestivos como inchaço, cólicas, gases, dor abdominal, diarréia e constipação por uma série de razões. Certas condições, como Síndrome do Cólon Irritável (SII), Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), Doença de Crohn, diverticulite e azia, podem colocá-lo em risco de problemas digestivos mais graves. No entanto, mesmo uma pessoa saudável pode experimentar problemas digestivos devido a coisas como a falta de fibras ou alimentos ricos em probióticos em sua dieta. Iogurte contém probióticos, que podem ajudar a digestão, promovendo bactérias saudáveis em seu trato digestivo. A pectina encontrada nas maçãs ajuda a aumentar o volume e o movimento das fezes através do trato digestivo. Também pode diminuir a inflamação no seu cólon.

O teor de fibras e o agente antiespasmódico do funcho podem melhorar a digestão, limitando alguns sintomas gastrointestinais negativos. Ingrediente único do kefir - "grãos" feitos de levedura e bactérias - parecem melhorar a digestão e diminuir a inflamação em seu intestino. O teor de fibras das sementes de chia pode ajudar na digestão, promovendo o crescimento de probióticos em seu intestino e mantendo-o regular. O amplo conteúdo probiótico do Kombuchá melhora a digestão e a saúde intestinal. A bebida também pode ajudar a curar úlceras estomacais. Mamão contém papaína, que é uma forte enzima digestiva que contribui para a digestão saudável das proteínas. Pode também aliviar os sintomas da SII. Devido ao seu alto teor de fibras, os grãos integrais podem suportar a digestão saudável adicionando volume às suas fezes, reduzindo a constipação e alimentando as bactérias intestinais saudáveis. O processo de fermentação de Tempeh e o conteúdo de probióticos podem diminuir os sintomas digestivos negativos, bem como melhorar a absorção de nutrientes ao quebrar o ácido fítico antinutriente.

Os nutrientes das beterrabas podem ajudar a melhorar a digestão ao ajudar a alimentar as bactérias intestinais e a adicionar volume às suas fezes. O conteúdo probiótico de Miso o torna útil para reduzir problemas digestivos e superar doenças intestinais como diarréia. O gengibre parece acelerar o movimento dos alimentos pelo estômago, facilitando certos efeitos colaterais associados à digestão lenta. Também tem sido usado para tratar náusea, incluindo enjôos matinais durante a gravidez. O Kimchi contém probióticos e fibras que melhoram a digestão e promovem a saúde intestinal. Vegetais verdes desempenham um papel na digestão saudável, fornecendo fibras e magnésio para sua dieta, bem como a alimentação de bactérias boas em seu intestino. O rico conteúdo probiótico de Natto pode ajudar na saúde e digestão gastrointestinal, melhorando a regularidade das fezes e reduzindo a constipação.

O chucrute é uma rica fonte de probióticos e contém enzimas que ajudam na digestão, decompondo os nutrientes em moléculas mais facilmente digeríveis. O ômega-3 encontrado no salmão pode reduzir a inflamação em seu intestino, melhorando assim o seu processo digestivo. A gelatina encontrada no caldo ósseo pode ajudar a melhorar a digestão e proteger sua parede intestinal. Pode ser útil para melhorar o intestino permeável e outras doenças inflamatórias intestinais. Hortelã pimenta melhora a digestão, alivia os sintomas da SII e empurra os alimentos mais rapidamente através do seu aparelho digestivo.

 

Referência

 

Calder, P.C. n-3 polyunsaturated fatty acids, inflammation, and inflammatory diseases. Am J Clin Nutr.  2006 Jun;83(6 Suppl):1505S-1519S.

Guarner, F. et al. Should yoghurt cultures be considered probiotic?. Br J Nutr.  2005 Jun;93(6):783-6.

Heller, K.J. Probiotic bacteria in fermented foods: product characteristics and starter organisms. Am J Clin Nutr.  2001 Feb;73(2 Suppl):374S-379S.

Leite, A.M.de.O. ET al. Microbiological, technological and therapeutic properties of kefir: a natural probiotic beverage. Braz J Microbiol . 2013; 44(2): 341â??349.

 

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade