PUBLICIDADE

Maíra Cardi está com discos da coluna desgastados; o que isso significa?

Coach de emagrecimento está de locomovendo com cadeiras de rodas e vai precisar de cirurgia

31 mai 2023 - 16h59
(atualizado em 1/6/2023 às 15h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Maíra Cardi
Maíra Cardi
Foto: Reprodução - Instagram @mairacardi

Há cinco dias, Maíra Cardi, influenciadora e coach de emagrecimento, surpreendeu os seus fãs ao publicar fotos sentada em uma cadeira de rodas.

A explicação sobre a condição física veio na última segunda-feira, 29, através dos stories publicados na rede social da famosa. 

“Estou completamente sem discos. Eles estão totalmente desgastados. O meu osso já está ralando um no outro. Vou ter que colocar um outro amortecedor nas costas.” 

A noiva de Thiago Nigro ainda aproveitou para contar que está sendo acompanhada por diversos médicos e fazendo acupuntura para amenizar as dores. A influenciadora planeja se casar nos próximos meses.

Entenda a condição da Maíra Cardi

Os discos, que estão desgastados na coluna de Maíra Cardi, são extremamentes importantes porque funcionam como amortecedores entre as vértebras.

Localizados entre as vértebras, eles absorvem a pressão e o impacto causados por movimentos que fazemos ao longo do dia como andar, correr, pular, etc.

"Junto com as pequenas articulações vertebrais, os discos possibilitam que nossa coluna consiga se mover de forma suave e livre, e ainda evitam o atrito entre duas vértebras em movimento", diz Felipe Mendes, neurocirurgião especialista em procedimentos minimamente invasivos da coluna da Rede Materdei de Saúde.

Alexandre Fogaça, ortopedista, professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), conta que os discos também garantem mobilidade com estabilidade para nossa coluna. 

Desgaste nos discos 

Mendes explica que o desgate dos discos é algo que acontece devido ao envelhecimento natural do corpo. Esse desgaste também é conhecido como desidratação discal ou desgaste discal.

A medida que o tempo passa, os discos começam a perder água e nutrientes. Como consequência, eles se tornam mais frágeis e menos elásticos. 

"O desgaste é multifatorial. Predisposição genética, sedentarismo, idade, excesso de peso, excesso de carga, traumas, são fatores que explicam o desgaste. No início o disco perde seu conteúdo hídrico, vai perdendo altura e pode apresentar rupturas que causam as hérnias de disco. E no fim pode evoluir para artrose", conta Fogaça.

Atividades intensas, que envolvem movimentos repetitivos ou levantamento de pesos de forma incorreta, má postura, lesões na coluna, sobrepeso e o tabagismo podem acelerar o desgaste. 

"Muitas pessoas podem apresentar o desgaste sem nenhum sintoma aparente, como dor. Já aquelas pessoas que costumam apresentar a dor, geralmente, possuem fatores hereditários ou externos como o sobrepeso, atividades físicas de impacto, tagismo ou má-postura", diz Mendes. 

Em casos em que o desgaste está muito avançado, como da influenciadora, o neurocirurgião da Rede Materdei de Saúde, fala que o tratamento cirúrgico pode envolver:

  • Procedimentos minimamente invasivos
  • Bloqueios por infiltrações
  • Cirurgia para substituição do disco doente, com a colocação de uma prótese

Pós-cirurgia

Em relação aos cuidados após a cirurgia, Mendes informa que atualmente não existe mais a necessidade do paciente ficar deitado o tempo todo em repouso.

"Ao contrário, nós estimulamos que o ele retome suas atividades e volte a andar, caminhar, sentar, alimentar, tomar banho e sair na rua. É claro que no começo deve evitar atividades físicas com esforço entre duas a quatro semanas, e os trabalhos que também envolvem um certo esforço físico devem esperar em torno desse período também."

O tempo total de recuperação pode variar, dependendo da cirurgia. Quando são intervenções mais simples e menos invasivas, a recuperação e retomada das atividades do dia a dia são mais rápidas. Já as mais complexas são um pouco mais prolongadas. 

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade