Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Insuficiência venosa que Trump foi diagnosticado é grave? Tem cura?

Condição ocorre quando as veias das pernas perdem a capacidade de transportar o sangue de volta ao coração de forma eficiente

17 jul 2025 - 17h54
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente do EUJA Donald Trump
O presidente do EUJA Donald Trump
Foto: Reprodução/Instagram

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi diagnosticado com o quadro de insuficiência venosa crônica após apresentar inchaços nas mãos e pernas.

A insuficiência venosa crônica ocorre quando as veias das pernas perdem a capacidade de transportar o sangue de volta ao coração de forma eficiente. 

"Isso acontece principalmente por causa do mau funcionamento das válvulas venosas, que deveriam impedir que o sangue voltasse para baixo, mas acabam permitindo o refluxo, provocando acúmulo de sangue nas pernas", explica Dr Armando Lobato, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular ((SBACV).

As causas mais comuns são:

  • Histórico familiar
  • Trombose venosa profunda prévia
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Gravidez
  • Envelhecimento natural 
  • Permanência por longos períodos em pé ou sentado.

Insuficiência venos é uma condição grave? Tem cura?

"Em geral, a insuficiência venosa não é considerada grave em seus estágios iniciais, mas requer acompanhamento, pois pode evoluir com o tempo. Quando não tratada adequadamente, pode causar complicações como inflamações, feridas crônicas (as chamadas úlceras venosas) e até trombose", alerta o médico. 

Embora não tenha uma "cura" definitiva, é perfeitamente possível controlar os sintomas, evitar a progressão e manter qualidade de vida com o tratamento adequado.

Os sintomas mais comuns incluem sensação de peso ou dor nas pernas, inchaço no final do dia, queimação, formigamentos e cãibras noturnas. 

"Do ponto de vista visual, podem aparecer varizes visíveis, escurecimento da pele, descamação, coceira (eczema venoso) e, em casos mais graves, feridas na pele próximas aos tornozelos. Esses sintomas costumam piorar ao longo do dia e melhoram com o repouso e elevação das pernas", diz o especialista.

Como é o tratamento?

O tratamento varia de acordo com a gravidade do quadro. Nos casos mais leves, medidas simples como atividade física regular, controle do peso, elevação das pernas e uso de meias de compressão costumam ser eficazes. 

"Em situações em que os sintomas são mais intensos, podem ser indicados medicamentos que melhoram a circulação e reduzem o desconforto", explica.

Já nos estágios mais avançados, há opções como aplicações para fechamento de veias (escleroterapia), cirurgia de varizes ou procedimentos modernos, como laser e radiofrequência. "Em todos os casos, o acompanhamento com um especialista é fundamental para orientar o tratamento adequado", conclui o médico.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade