PUBLICIDADE

Hábitos para emagrecer e evitar o inchaço: confira 5 deles

.Descubra o que fazer no dia a dia para perder aqueles quilinhos a mais e acabar com o inchaço

29 nov 2023 - 14h01
(atualizado em 2/12/2023 às 13h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando buscamos viver de um jeito mais saudável, perder peso e ainda reduzir o inchaço, nos deparamos com uma infinidade de dietas radicais e soluções que prometem ser super rápidas e fáceis.

Adote estes hábitos para emagrecer e prevenir o inchaço! |
Adote estes hábitos para emagrecer e prevenir o inchaço! |
Foto: cookie_studio/Freepik / Boa Forma

E, no meio de tudo isso, podemos acabar caindo em várias armadilhas que, inclusive, podem comprometer (e muito) a nossa saúde.

Rotinas alimentares restritivas, por exemplo, podem privar o organismo de vitaminas, minerais e outros elementos essenciais, resultando em carências nutricionais.

Além disso, atividades físicas muito intensas podem ser igualmente prejudiciais, colaborando para lesões, fadiga crônica, aumento da frequência cardíaca em repouso, irritabilidade, desequilíbrios hormonais e problemas para dormir.

"A pessoa exagera no treino por acreditar que será melhor para alcançar seus objetivos, mas, na verdade, pode estar atrasando seu progresso, já que as consequências podem até mesmo afastá-las dos treinos por um período, dependendo da gravidade das lesões, por exemplo", comenta o José Corbini, personal trainer e sócio do aplicativo Personal Virtual.

De acordo com o  Dr. Gabriel Almeida, médico, escritor e coordenador e professor da pós-graduação de Ciências da Obesidade e Sarcopenia, o melhor caminho para ter um estilo de vida mais saudável, emagrecer e evitar a retenção de líquidos é adotar uma mudança de hábitos na rotina diária, sempre com equilíbrio, consistência e adaptação às suas necessidades individuais.

A seguir, confira dicas fundamentais para perder peso e evitar o inchaço:

DICAS PARA EMAGRECER E EVITAR O INCHAÇO

Aposte em whey protein antes do café da manhã

Consumir whey protein ao acordar ajuda a suprir o processo de catabolismo que o sono pode provocar pelo fato do organismo estar em jejum, uma vez que, nesse momento, o organismo depende de nutrientes para se recuperar e dar continuidade à síntese de proteínas.

Por seu alto valor biológico e rápida absorção, a ingestão de proteína em pó pela manhã contribui para a sensação de saciedade e a redução de picos de glicose após as refeições, favorecendo o emagrecimento.

Beba água

Segundo cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, tomar 1 a 3 copos de água antes das refeições diminui o apetite e pode fazer você consumir até 205 calorias a menos na refeição. O estudo ainda aponta que a hidratação extra ainda levou à diminuição da ingestão de açúcar, do colesterol e sódio.

Mas, lembre-se que a água é indispensável para o funcionamento geral do organismo, e não apenas para fins de controle de peso.

Ela previne problemas renais, pode diminuir a frequência de dores de cabeça e mau humor motivados pela desidratação, melhora a pele, evita o inchaço, e muito mais.

Por incrível que pareça, quanto mais nos hidratamos, menos retenção líquida teremos.

Isso porque, se você bebe menos água, o seu sangue fica mais concentrado, e uma estrutura localizada no cérebro, conhecida como neuro-hipófise, começa a produzir o hormônio antidiurético, que vai diminuir o fluxo urinário por entender que o corpo está em alerta, fazendo com que você retenha o máximo de líquido possível.

Invista em alimentos com fibras

As fibras são importantes para tratar o intestino preso, aumentando a saciedade e controlando o índice glicêmico - que reduz o colesterol e diminui a chance de evolução para algumas condições, entre elas, obesidade, problemas cardíacos, hipertensão e até o câncer de cólon.

Elas também amenizam a absorção do açúcar e da gordura localizada ingerida, tendo um bom efeito a longo prazo no processo de perda de peso.

A Associação Nacional de Diabetes indica que os homens devem ingerir diariamente 34g fibras e as mulheres até 28g, por meio de vegetais, frutas e grãos integrais, por exemplo.

Evite o excesso de açúcar e sal

Uma dica da VigilantesdoPeso, líder mundial em controle  de  peso, para quem quer emagrecer e evitar inchaços, é não exagerar no açúcar e no sal.

Por provocar maior acúmulo de gordura, o excesso de açúcar refinado pode contribuir para o ganho de peso. Por isso, é preciso prestar atenção na quantidade de açúcar adicionada, por exemplo, no café, e também presente em alimentos industrializados.

Seu consumo exagerado pode favorecer o desenvolvimento de problemas como diabetes e transtornos alimentares, como gatilhos de recompensas imediatas.

Já o sal, quando ingerido sem moderação, é considerado um dos principais fatores para a retenção de líquidos. O acúmulo de água nos tecidos do organismo podem desencadear o inchaço e, consequentemente, o aumento do volume abdominal.

Vale ressaltar que a hipertensão e as doenças cardiovasculares são algumas condições de saúde relacionadas ao consumo excessivo de sal.

Mantenha-se em movimento

A prática de exercícios é essencial para cuidar do sistema articular, muscular, respiratório e circulatório.

Além de promover a tonicidade muscular, esse hábito garante o fortalecimento vascular, que contrai os vasos sanguíneos e aprimora o fluxo venoso, impactando positivamente na diminuição da retenção de líquidos.

Existem evidências de que movimentar o corpo também reduz as chances de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Entre as modalidades que podem ser benéficas para quem quer emagrecer estão:

  • Exercícios aeróbicos, como caminhada, natação e corrida de intensidade moderada e de maneira contínua, por um intervalo de tempo de pelo menos 30 minutos.
  • Treinamento HIIT (High Intensity Interval Training), que consiste em executar exercícios aeróbicos de alta intensidade por um curto período de tempo, intercalado com momentos de descanso.
  • Exercícios de resistência, como a musculação, ajudam no desenvolvimento de massa magra e na perda da gordura.
Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade