PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Gel de linhaça viraliza no TikTok como botox caseiro; funciona mesmo?

A aplicação da semente na pele não causa problemas, mas também não oferece todos os nutrientes necessários

8 jan 2024 - 15h38
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Tiktok @madelinep3000

Nos últimos dias, mais uma tendência de beleza repercutiu no Tiktok. Usuários da rede social compartilharam inúmeros vídeos em que aparecem usando uma receita com linhaça no rosto, que promete funcionar como um “botox caseiro”.

A máscara facial só precisa de dois ingredientes para ficar pronta: linhaça e água. O passo a passo consiste em deixar a semente ferver até formar uma textura de gel, que será coado e aplicado diretamente no rosto. 

@madelinep3000

✨natural botox✨ if this does work…

♬ Murder On The Dancefloor - Sophie Ellis-Bextor

Embora não haja evidências científicas sólidas que comprovem o efeito "botox", alguns estudos sugerem que a linhaça pode ter propriedades que melhoram a aparência da pele. Porém, não se engane! Os efeitos não são nem de longe comparados aos do botox, que ao contrário da linhaça, age na musculatura e não na pele superficial.

Ao Terra, a dermatologista Nicolly Machado diz que não existem riscos em usar a máscara caseira, mas que é importante saber que a entrega adequada de nutrientes para a pele não é garantida com esse procedimento. 

“O gel pode ajudar a melhorar a textura da pele, reduzir a vermelhidão, irritação e proporcionar uma sensação refrescante. Lembrando que quem usa receitas caseiras não está livre de irritações, alergias e dermatites e que mesmo tendo ‘benefícios’ nessa prática, os riscos existem e nós não recomendamos”, salienta. 

A médica recomenda que se faça um teste de sensibilidade antes de aplicar o gel no rosto para evitar reações alérgicas que não são incomuns, além de consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer nova rotina de cuidados com a pele. 

Melhor comer

O endocrinologista Rodrigo Neves conta que os benefícios promovidos pela linhaça podem ser melhor aproveitados na alimentação. Rica em ácidos graxos ômega-3, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o consumo de linhaça também oferece vários benefícios para a saúde.

A quantidade recomendada da semente é de um a duas colheres por dia, também em forma de óleo ou farinha. Para melhor absorção, as sementes devem ser moídas.

O médico ainda destaca a importância de manter uma boa hidratação ao consumir linhaça devido ao seu alto teor de fibras e seus diversos benefícios na saúde em geral.

“A linhaça pode ajudar a reduzir o colesterol e a pressão arterial. As fibras presentes proporcionam sensação de saciedade, auxiliando no controle de peso, melhoram o trânsito intestinal.”, conta o profissional.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para validar completamente os benefícios da aplicação direta do gel da semente na pele, sua utilização não é perigosa para peles saudáveis. No entanto, a tendência de buscar soluções naturais e conscientes precisam acompanhar estudos médicos e a orientação de profissionais da área.

8 cuidados ao praticar atividade física nos dias quentes 8 cuidados ao praticar atividade física nos dias quentes

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade