PUBLICIDADE

Exercício do prazer: entenda o que a corrida libera no corpo

Está aí outro ponto detalhado para que a corrida faça parte do seu dia a dia

25 nov 2023 - 10h01
(atualizado em 27/11/2023 às 18h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Democrática, adjetivo que resume o que significa a corrida, ou seja, faz parte das modalidades que reúne pessoas de qualquer idade e gênero. Fora ainda a sua facilidade de ser praticada em lugares como parques, rodovias ou até mesmo no bairro. Porém, há quem ainda questione o impacto desse esporte para saúde, motivo que gera esta pergunta: o que a corrida libera no corpo?

O que a corrida libera no corpo - Shutterstock
O que a corrida libera no corpo - Shutterstock
Foto: Sport Life

Médico responde o que a corrida libera no corpo

"A corrida é uma atividade de longa duração, que ajusta principalmente os mecanismos de gasto energético. Então, ajuda a melhorar o metabolismo, a organela mitocôndria, que ativa a queima de gordura. A pessoa quando corre está adaptada e, também, as outras atividades, podem liberar as endorfinas, que ajudam principalmente no bem-estar, na sensação de prazer e saciedade, o que é dependente de você estar fazendo de maneira atividade recorrente", respondeu com exclusividade para o Sport Life o médico do esporte Dr. João Branco.

Assim, essa colocação se refere de modo geral ao impacto do exercício físico para o corpo. Da mesma forma, ainda é necessário citar que precisa ser balanceado, ou seja, não adianta uma pessoa correr de maneira desenfreada. Uma programação é o bastante para obtenção de ganhos.

"A corrida precisa ser programada. O excesso que nós chamamos de over training pode causar muitos danos articulares. Temos que ver o reforço muscular, treino, articulações e, principalmente, o joelho, tênis e terreno", completou o Dr. João.

Paralelamente não existe nenhuma comprovação científica de qual é o melhor horário para correr. Basta que um sujeito encaixe esse treino conforme a sua disponibilidade.

É melhor correr em um terreno plano ou inclinado?

"No caso, quem tem condicionamento físico mais adequado pode fazer na ladeira sem problema. O importante é manter-se por mais de 20 minutos e não exceder 60 minutos. Lembrando que em terreno inclinado sobrecarrega mais as articulações. Quem tem alteração articular e de coluna pode exigir mais da musculatura e ocasionar dores. Então, quem tem essas alterações precisa estar em um terreno estável", pontuou o profissional.

Quer começar a correr mas tem dúvidas de como começar? Veja no vídeo os 5 primeiros passos para começar a prática:

Outra curiosidade

A corrida serve como "ferramenta" para quem quer emagrecer, o que reforça a necessidade de uma alimentação leve. Serão em vão percorrer muitos quilômetros e não dar a mínima sobre a qualidade das refeições.

"O que sustenta é você fazer um tipo de atividade, que você escolheu por tempo prolongado, e ajustar a dieta, isto é, o balanço calórico. Você fazer atividade, comer errado e muito não vai emagrecer. Na verdade, o que vai emagrecer é o que chamamos de balança calórica negativa. Você tem que gastar mais e consumir menos", detalhou Branco.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade