PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

Projeto verão ainda dá tempo! 5 atitudes para começar agora

Saiba o que fazer para conquistar o melhor shape possível em pouco tempo

24 nov 2023 - 15h19
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O final do ano dá aquela vontade de começar o "Projeto Verão", que significa a mudança de hábitos para curtir o sol com corpo sarado. No entanto, a meta de emagrecer rápido influencia muitas pessoas com dietas "malucas". Confira cinco atitudes para começar agora, porque ainda dá tempo para o projeto verão!

Projeto Verão - Shutterstock
Projeto Verão - Shutterstock
Foto: Sport Life

CINCO ATITUDES PARA O PROJETO VERÃO DE EXCELÊNCIA

Coloque exercícios físicos na sua rotina

Atividades físicas aumentam o gasto de calorias e aceleram o processo de perda de gordura. O cuidado é para não passar dos limites. A chave é repetição e não quantidade. Todos os exercícios são benéficos para o corpo. O aeróbico é o tipo que mais auxilia na queima de gordura, como corrida, bicicleta ou dança. Apesar disso, é mais importante entender o que funciona para você e te dá satisfação. O foco é deixar o sedentarismo de lado e criar uma rotina. Lembre-se de consultar seu médico antes de começar qualquer prática de atividade física.

Evite o excesso de açúcar e sal

O excesso de açúcar refinado pode provocar ganho de peso. É preciso tomar cuidado não apenas com a quantidade em que é adicionado, por exemplo no café, mas também com alimentos com alto teor do ingrediente em sua composição, como os industrializados. O exagero leva ao desenvolvimento de doenças como diabetes. Ainda mais que a ingestão constante pode criar transtornos alimentares, como gatilhos de recompensas imediatas. Já o consumo excessivo de sal é um dos principais fatores para retenção de líquidos. Consumir uma quantidade de sódio além da recomendada contribui para o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares.

Beba bastante água

Ingerir a quantidade correta de água ajuda a evitar não só a desidratação, mas também a retenção de líquidos. Afinal, a quantidade média para adultos é 35ml de água para cada kg de peso corporal. Sendo assim, caso já pratique alguma atividade física, esse valor sobe para 45 ml para cada kg. Ou seja, quando o corpo está desidratado, os músculos, órgãos e células não funcionam da maneira que deveriam. Vários processos do corpo como um todo acabam sendo impactados. Entre eles, os de eliminação de toxinas e queima de gorduras.

Aposte em frutas, vegetais e legumes

Combinar sua proteína com uma salada com grande variedade de verduras e legumes aumenta a saciedade e a quantidade de fibra da alimentação. Também auxilia o controle da glicose no sangue. É ótima opção para quem deseja comer algo refrescante e nutritivo no calor. Trocar o doce por uma fruta da estação é a opção saudável que pode aliviar a vontade do açúcar na sobremesa.

Crie um planejamento alimentar

Montar um cardápio para uma semana, fazer uma lista de compras e planejar as refeições de antemão podem ajudar a colocar em prática várias das dicas anteriores. Você aprende a conhecer melhor seu metabolismo e ao mesmo tempo consciente sobre o que ingere. Isso auxilia na identificação do que funciona para o seu corpo e favorece escolhas saudáveis e inteligentes.

VISÃO DO ESPECIALISTA

"A recomendação para redução de peso é 1kg por semana. Além de sustentável, esta meta permite perceber a diferença no corpo e poupa a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso. O "projeto verão" pode ser um pontapé inicial e a motivação para uma vida mais saudável, aliando uma dieta balanceada a exercícios físicos de maneira continua", afirma Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

Fonte: Programa VigilantesdoPeso

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade