PUBLICIDADE

Existe músculo que pode ser treinado todos os dias? Entenda

Uma avaliação com um especialista é o bastante para o treino de alta performance

21 nov 2023 - 18h01
(atualizado às 18h19)
Compartilhar
Exibir comentários

"Se entregou" ao treino de musculação e agora não encontra nenhum motivo para abandonar os seus treinos diários ou semanais? Maravilha! Essa alegria também ajuda nas conquistas de um praticante, mas ao mesmo tempo uma dedicação total ao ritmo de treinamento ainda causa dúvidas, por exemplo: qual músculo pode ser treinado todos os dias?

Músculo pode ser treinado todos os dias - Shutterstock
Músculo pode ser treinado todos os dias - Shutterstock
Foto: Sport Life

Entenda qual músculo pode ser treinado todos os dias

"O ideal é que haja uma periodização de treino, o que evita que isso aconteça ao máximo. Mas existem alguns músculos, que normalmente são ativados em todos os treinos, por exemplo: o abdômen. Ele faz parte do CORE, região central do corpo responsável pela estabilização do nosso tronco", declarou em entrevista exclusiva para o Sport Life a personal trainer Fefa Pasini.

Dessa maneira, Fefa pontuou na sequência que o abdômen participa de forma indireta de todos os movimentos, isto é, desde exercícios direcionados diretamente a ele, como a prancha, até os exercícios de pernas e braços.

"Outro músculo que também se recupera muito rápido e pode estar presente mais vezes na semana é a panturrilha. Até porque é um músculo já 'acostumado' com o grande volume de estímulo que recebe diariamente, como caminhar, subir escadas e etc", acrescentou Pasini.

Por quanto tempo o músculo deve descansar?

Outro assunto que depende da intensidade e adaptação fisiológica de uma pessoa, fato que ainda não assim não é o bastante para essa personal trainer estipular algumas regras sobre recuperação muscular. Alimentação leve e sono de qualidade também influenciam na agilidade desse tempo de descanso.

"No geral, os músculos precisam em média de 24 até 72h para uma recuperação completa dos músculos. Para treinos mais intensos e que utilizam grupamentos musculares maiores, por exemplo: os treinos em membros inferiores, geralmente precisam da recuperação maior, que fica entre 48 e 72h. Já os músculos 'menores' tríceps e bíceps normalmente se recuperam antes de 48h", explicou.

Como saber se o meu treino foi bem feito?

"Você pode usar alguns indicativos que te mostram se você teve um bom treino ou não. O primeiro deles vem logo após o treino. Sabe aquela sensação de ter feito tudo o que pôde? Se você não estiver sentindo isto ou estiver sentindo que sobrou energia, você poderia ter se entregado mais ao treino para colher um resultado melhor. Agora se você sentiu que treinou com intensidade, você treinou bem. Um ponto importante é avaliar se a sua força aumentou ao longo dos meses treinando. Ou seja, se você está fazendo a mesma quantidade de repetições e levantando a mesma carga que meses atrás, é sinal que você não está treinando direito", terminou a personal trainer Fefa Pasini.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade