PUBLICIDADE

Não basta correr na esteira para emagrecer; personal ensina a perder peso

Confira outros métodos eficientes para potencializar os seus objetivos com dieta e treino

21 out 2023 - 10h01
(atualizado em 23/10/2023 às 18h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Emagrecer é a meta de muitos brasileiros, e indubitavelmente exige dedicação, constância e esforço diário. Uma boa alimentação com exercícios físicos está entre as alternativas para quem quer ter o condicionamento físico ideal. Ainda assim, há quem alimenta dúvidas sobre a importância de algumas propostas, por exemplo: o treino na esteira é o suficiente para emagrecer?

Treino de esteira - Shutterstock
Treino de esteira - Shutterstock
Foto: Sport Life

Treino na esteira não é o bastante para perder peso

"Não é o suficiente. Isso vai contra o senso comum. O fato é o seguinte: para acontecer de fato o emagrecimento, precisa-se fazer o déficit calórico, uma média de 7 mil kcal para se perder 1kg de gordura. Em média, a esteira vai queimar cerca de 200 a 400 kcal por 30 minutos de treino", diz com exclusividade para o Sport Life o personal trainer Caio Signoretti.

Ou seja, tudo pode variar de acordo com a intensidade do treino e, também, deve-se levar em consideração o gênero, peso, estatura e a velocidade do metabolismo de uma pessoa. Fatores que mesmo assim ilustram a ineficiência da esteira para quem está engajado com essa proposta.

"Então, dá para perceber só por aí, com essa conta básica, que a esteira é pouco eficiente quando nós desejamos emagrecer. Inclusive, uma pessoa consegue emagrecer sem que precise fazer esteira ou qualquer tipo de aeróbio. Ela pode emagrecer simplesmente fazendo uma reeducação alimentar", destaca o educador físico.

As demais orientações para ficar fininho

Signoretti ainda enfatiza que quando o assunto é emagrecimento precisa haver na base da "pirâmide" o treino de musculação. Dessa forma, o exercício aeróbio vai surgir apenas como uma complementação na sua "ótica".

"Quando uma pessoa faz musculação e consegue adquirir massa muscular, o corpo gasta muita energia para produzir essa massa. Então, tende aumentar o seu metabolismo basal. Mesmo que pouco, esse aumento do metabolismo por conta do treino de musculação e da construção de massa muscular associado ao déficit calórico, que a dieta vai trazer, faz a pessoa emagrecer", garante.

Caio ainda finaliza que costuma prescrever em média para os seus alunos de duas a três vezes por semana o treino aeróbio para quem quer definhar e com duração média de 20 minutos. O ritmo também é outro critério mencionado.

"O ponto que eu aplico é a pessoa colocar a intensidade no aeróbio. Porque não basta fazer o aeróbio simplesmente por fazer. A intensidade é que vai mandar. Vale fazer um treinamento aeróbio, que te promova um esforço de moderado para extenso do que fazer um aeróbio de uma hora, que tenha uma intensidade baixa de esforço".

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade