PUBLICIDADE

Estomia: conheça o procedimento que salvou a vida de Luciano Szafir

Modelo desfilou no SPFW na última quinta-feira (18) e expôs o ocorrido para promover maior conscientização

19 nov 2021 15h40
ver comentários
Publicidade
Estomia é um processo cirúrgico
Estomia é um processo cirúrgico
Foto: Divulgação/Cauê Moreno / Saúde em Dia

O ator Luciano Szafir, de 52 anos de idade, participou do desfile do estilista Walério Araújo, no São Paulo Fashion Week (SPFW), nessa última quinta-feira (18). O destaque foi para a bolsa de estomia que o modelo expôs durante o evento, ao utilizar uma roupa propositalmente confeccionada para mostrar a colostomia.

Para quem não sabe, Szafir sofreu graves complicações após se contaminar com o coronavírus. Entre os diversos problemas de saúde gerados pela Covid-19, o mais desafiador para o ator foi superar uma inflamação no sistema digestivo. A solução encontrada pelos médicos foi optar por uma bolsa de colostomia na região abdominal. "Salvou minha vida", desabafou o modelo.

"Quero que as pessoas possam ver que isso pode acontecer com qualquer um. Não tenho motivo para ter vergonha de usar uma bolsa de estomia. Depois de tantos anos, este desfile tinha tudo para ser muito especial para mim. Além da minha volta às passarelas, vi que era a oportunidade perfeita para defender uma causa nobre e muito importante para a nossa sociedade. Quero quebrar o preconceito, normalizar e fazer entender que um estomizado não precisa sofrer privações. Vida normal. E, tomara, que esta ação mude a visão que muitos ainda têm sobre quem usa uma bolsa de estomia", afirmou o modelo.

Saiba mais sobre estomia

As estomias, de acordo com a Associação Brasileira de Estomaterapia, consistem em uma abertura, temporária ou definitiva, de um órgão para o tratamento de doenças, lesões e infecções. Elas funcionam como uma espécie de caminho alternativo e externo para auxiliar na alimentação e respiração, ou eliminar fezes e urina dos pacientes. Trata-se de um processo cirúrgico que, muitas vezes, é a única maneira de preservar a vida de pessoas em situações críticas, como foi o caso de Szafir.

No caso do ator, a estomia colocada foi uma colostomia, que serve para auxiliar o bom funcionamento do sistema digestivo, eliminando fezes e urina. No entanto, existem outros tipos de bolsas, para diversos tratamentos de saúde. Confira:

  • Colostomia: abertura no intestino grosso para saída de fezes e urina;
  • Ileostomia: abertura no intestino delgado (fino) para saída de fezes;
  • Urostomia: conexão do ureter à um pedaço do intestino delgado, para a eliminação de urina;
  • Gastrostomia: comunicação externa do estômago;
  • Traqueostomia: abertura da traqueia para estabelecer uma nova via respiratória;

Preconceito, conscientização e adaptação

Por ser um procedimento cirúrgico que consiste na inclusão de bolsas externas ao corpo, muitas pessoas estomizadas sentem vergonha do ocorrido e se privam de algumas atividades. Inclusive, foi para normalizar a situação e combater qualquer tipo de preconceito, que Luciano Szafir fez questão de usar uma roupa que não escondesse sua bolsa.

Durante o evento, o ator também ressaltou a importância de adaptações estruturais para estomizados. A presença de banheiros apropriados e instalações seguras são fundamentais para o bem-estar e a inclusão social de quem possui algum tipo de estomia.

Fontes: Famosos e Celebridades / Associação Brasileira de Estomaterapia

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade