PUBLICIDADE

Escalda-pés para relaxar e reduzir dores

Entenda para que ser o escalda-pés e como fazer, além de receitas para diferentes objetivos, como relaxar, limpar energias e aliviar dores

18 abr 2024 - 11h25
Compartilhar
Exibir comentários
escalda pes
escalda pes
Foto: Unsplash / Personare

Pés quentes, cabeça fria. Esse é o resumo do escalda-pés. Esse é um remédio antigo que talvez sua avó tenha recomendado para esquentar todo o corpo e afastar resfriados. Mas seus benefícios vão muito além disso.

O escalda-pés é uma técnica milenar que faz bem para o corpo e a mente. Ao mergulhar seus pés em um recipiente com água quente, adicionando óleos essenciais ou plantas medicinais, você pode aliviar dores e ter a sensação de relaxamento.

A seguir, entenda melhor para que ser o escalda-pés e como fazer, e veja receitas para diferentes objetivos, como relaxar, limpar energias ruins, aliviar dores e até demonstrar seu amor.

Leia também:

Para que serve escalda-pés

Na medicina chinesa, quando os pés estão bem aquecidos é um sinal de saúde e que a energia circulando bem.

Por isso, o Escalda-pés é excelente para aliviar dores de cabeça, cansaço, tensões musculares e preocupações, além de acalmar a mente inquieta.

A técnica age positivamente no seguinte princípio: o bem-estar acontece quando temos os pés quentes e a cabeça fria! Portanto, use e faça sempre que precisar. Não existem contraindicações!

Como fazer Escalda-pés

É muito simples:

  1. Encha uma bacia com água quente (na temperatura que você aguentar).
  2. Acrescente cristais, ervas, óleos essenciais, sal grosso ou os ingredientes necessários para potencializar os efeitos que você deseja.
  3. Então, mergulhe os pés por 20 minutos nessa mistura. Esse tempo já é suficiente para que estes pequenos milagres ocorram no seu corpo e na sua mente.

Receitas de Escalda-pés

Escalda-pés para relaxar

  • Adicione à água quente 5 gotinhas de óleo essencial de lavanda ou um copo de chá de camomila bem concentrado.
  • Então, inale o perfume das ervas.
  • Deixe o local pouco iluminado e tente pensar em nada.

Limpeza

  • Quando você se sentir muito sobrecarregado ou com aquele mal-estar difuso, uma limpeza pode ajudar a clarear as coisas.
  • Para isso, adicione um punhado de sal grosso e outro punhado de folhas de manjericão à água quente e sinta a diferença.

Escalda-pés para aliviar dores e inchaço

  • Inchaço, dores ou sensação de cansaço nas pernas podem indicar sinais de má circulação. Para ajudar o sangue a ficar mais "esperto", adicione três gotas de óleo essencial de alecrim ou Rosmarinus à água.
  • Se você não encontrar o óleo, pode substituí-lo por um copo de chá de alecrim concentrado.
  • Para efeitos ainda melhores, coloque alguns cascalhos ou pedregulhos no fundo da bacia e role os pés sobre eles.

Hidrate-se

  • Quais são os pés que não precisam de uma hidratação? Você pode aproveitar este momento de relaxamento e fazer duas coisas ao mesmo tempo.
  • É só adicionar à água uma colher (sopa) cheia de óleo de amêndoas.

Para demonstrar seu amor

  • Seja por você mesmo ou para presentear alguém, prepare um escalda-pés com quatro gotas de óleo essencial de ylang ylang e duas gotas de óleo de lavanda.
  • Então, enxugue os pés delicadamente, use um creme e finalize com uma inesquecível massagem.

O post Escalda-pés para relaxar e reduzir dores apareceu primeiro em Personare.

Karin Fromm (karinffromm@hotmail.com)

- Fisioterapeuta e psicoterapeuta, atualmente estuda medicina ayurvédica. Atende em consultório particular em São Paulo e mantém um blog sobre saúde e prazer.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Publicidade