Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Enfiar a cabeça no freezer pode ter mesmo efeito da cafeína, sugere cientista 

O especialista em tratar insônia ensina a ter um sono saudável; esfriar a cabeça pode te despertar sem atrapalhar seu sono mais tarde

12 dez 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Muitas vezes, a importância do sono na vida cotidiana é subestimada e até mesmo negligênciada. Mas dormir bem, não apenas impacta nosso bem-estar físico, como melhora a empatia, criatividade, habilidades parentais e a qualidade dos relacionamentos. 

De acordo com Aric Prather, psicólogo da Universidade da Califórnia (EUA), especialista em tratar insônia, atividades simples e inusitadas ao longo do dia e durante a noite podem melhorar a qualidade do sono sem o uso de medicamentos. Enfiar a cabeça no freezer é uma delas. 

Durante o dia, Prather recomenda reservar um tempo para "preocupações programadas," dedicando de 10 a 20 minutos para anotar ou pensar sobre as preocupações sem procurar soluções. 

Em vez de cafeína à tarde, o psicólogo sugere alternativas como uma caminhada rápida ou até mesmo enfiar a cabeça no freezer para ativar o sistema de excitação, o que vai fazer a pessoa despertar e anular a necessidade de cafeína.

Onda de calor: veja dicas para dormir com conforto em dias de temperatura alta Onda de calor: veja dicas para dormir com conforto em dias de temperatura alta

“Se você costuma tomar café durante a tarde, ainda terá cafeína em seu sistema na hora de dormir”, diz o especialista.

O pesquisador sugere ainda um período de transição de duas horas antes de dormir para reduzir o estresse. Contrariando a advertência sobre tempo de tela na cama, Prather acredita que o mais importante é escolher assistir um programa favorito, para evitar agitação mental.

Em casos persistentes, ele sugere procurar terapeutas ou médicos especializados em terapia cognitivo-comportamental, garantindo que, mesmo em casos crônicos, o sono deficiente é tratável.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade