Empresa cria sistema de bônus curioso e dobra salário de funcionários que correrem 50 km por mês; entenda
Segundo o CEO, Lin Zhiyong, a iniciativa visa estimular hábitos saudáveis entre os empregados da companhia
Empresa chinesa criou um sistema de bônus que pode dobrar o salário de funcionários que correrem 50 km por mês, promovendo hábitos saudáveis como prioridade corporativa, segundo o CEO Lin Zhiyong.
A corrida virou tendência e até garantia de bônus no salário em uma empresa chinesa. Agora, os funcionários da Dongo Paper Company que se arriscarem como corredores amadores poderão ganhar até o dobro do salário dependendo da distância percorrida. A iniciativa curiosa foi confirmada pelo dono da companhia, Lin Zhiyong, ao jornal Guangzhou Daily.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
É bom esquecer os churrascos e festões de fim de ano da firma. A empresa chinesa substituiu as iniciativas festivas e o prêmio tradicional por um estímulo à vida saudável. Para isso, a companhia pagará bônus aos funcionários com base na quilometragem percorrida por eles.
Por meio de aplicativos ou dispositivos de saúde, como o chinês Keep ou o Apple Watch, os empregados registram as distâncias percorridas por mês. Quem corre 30 quilômetros, por exemplo, receberá 30% do bônus.
O valor mais alto é pago àqueles que conseguem a proeza de alcançar 50 quilômetros corridos em um mês. Se ultrapassar a meta, o funcionário pode receber prêmios adicionais, como um par de tênis de corrida para ajudar na atividade.
Esse foi o caso do gerente de negócios Zhou Jianqiang, segundo o Guangzhou Daily. O chinês foi o funcionário com o melhor desempenho do ano e percorreu 89,16 quilômetros. “Eu tinha níveis elevados de açúcar no sangue. Comecei a correr por recomendação e consegui controlar a saúde com o exercício”, relatou ao jornal.
No entanto, também há opções para os que não são fãs das longas maratonas. Quem optar por outros esportes, como o alpinismo ou uma caminhada moderada, também entra na disputa pelo bônus de fim de ano. A Dongo Paper Company, porém, alerta que o cálculo da quilometragem leva em conta uma proporção menor nessas modalidades.
Para o jornal chinês, o CEO Lin Zhiyong explicou que a iniciativa é uma forma de estimular hábitos saudáveis entre os funcionários. “A empresa só poderá durar enquanto os funcionários estiverem saudáveis”, disse.
“Eles não apenas se exercitam, mas também são pagos por isso. Isso mata dois coelhos com uma cajadada só”, completou. O próprio empresário garante que leva uma vida saudável e já escalou o monte Everest.