Em estado grave na UTI, Luis Fernando Veríssimo está recebendo 'todas as medidas de suporte', diz novo boletim
Autor está internado no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul
Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, está internado em estado grave na UTI em Porto Alegre, recebendo todas as medidas de suporte após apresentar princípio de pneumonia, agravado por históricos problemas de saúde.
O escritor Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, continua internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Conforme o último boletim médico, "ele está recebendo todas as medidas de suporte".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"O Hospital Moinhos de Vento informa que o paciente Luis Fernando Verissimo permanece internado no Centro de Terapia Intensiva Adulto da instituição, em estado grave, recebendo todas as medidas de suporte necessárias", diz o informe assinado pela equipe médica do escritor.
O autor deu entrada na unidade hospitalar na segunda-feira, 11, com quadro de princípio de pneumonia.
Nos últimos anos, ele apresentou problemas cardíacos e foi diagnosticado com a doença de Parkinson. Em 2016, foi submetido a uma cirurgia de implante de marca-passo definitivo. Já em 2021, o autor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Conforme declaração concedida pela família na época, os maiores impactos que os problemas de saúde geraram ao autor foram motores e de comunicação.
Relembre sua vida e carreira
Luis Fernando Verissimo é escritor, tradutor, roteirista, dramaturgo e romancista brasileiro. Ao todo, tem mais de 70 livros publicados e cerca de 5,6 milhões de cópias vendidas. Além de obras próprias, costumava ser colunista de jornais tradicionais, como O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora.
Seu primeiro livro, O Popular, foi lançado em 1973. Em 1981, alcançou notoriedade nacional com o livro O Analista de Bagé, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre. Na época, os exemplares da primeira edição se esgotaram em dois dias. Em paralelo à carreira na literatura, também se destaca por seu talento na música. Saxofonista, chegou a tocar em alguns conjuntos, como Renato e seu Sexteto.
Nos anos 1960, mais especificamente entre 1962 e 1966, morou no Rio de Janeiro, onde conheceu e se casou com Lúcia Helena Massa, com quem é casado até hoje. Juntos, tiveram três filhos: Fernanda (61), Mariana (58) e Pedro (55).