10 eventos ao vivo

Ingestão de bebidas alcoólicas agride o coração, diz estudo

Reduzir o consumo de álcool pode diminuir a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas

14 jul 2014
18h13
atualizado às 18h18
  • separator
  • 0
  • comentários

Ingerir bebidas alcoólicas em exagero faz mal para a saúde, especialmente para o coração, e uma nova pesquisa mostrou que a redução do consumo de álcool – mesmo para as pessoas que bebem socialmente – pode diminuir a pressão arterial e o risco de doença cardíaca. As informações são do Female First.

O álcool causa o estreitamento das artérias o que pode causar um ataque cardíaco
O álcool causa o estreitamento das artérias o que pode causar um ataque cardíaco
Foto: Getty Images

Siga Terra Estilo no Twitter

De acordo com o cardiologista Gerald Carr-White, do Bridge Hospital, em Londres, ingerir muito álcool pode aumentar o risco de estreitamento das artérias que irrigam o coração e, assim, oferecer mais chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, além de piorar quadros como hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca.

De acordo com o especialista, a quantidade total de álcool ingerida é um fator mais importante do que a frequência de consumo e os distúrbios mais comuns e graves do coração são estreitamento ou bloqueio das artérias coronárias, que pode levar à dor no peito, falta de ar e ataques cardíacos súbitos.

A chave para manter um coração saudável é adotar estilos de vida saudáveis a longo prazo. Não fumar, manter o peso ideal, optar por uma dieta mediterrânea, praticar exercícios e consultar um médico diante de qualquer dor no peito ou cansaço são outras medidas a serem adotadas.

 
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade