0

Aspirina pode ajudar no tratamento da depressão, diz estudo

Segundo estudo, quem sofre de depressão e esquizofrenia é conhecido por ter risco maior de desenvolver doença cardíaca e diabetes

14 ago 2014
13h29
atualizado às 13h32
  • separator
  • comentários

Medicamentos usados no dia a dia, como aspirina e ibupofreno, podem ajudar no tratamento da depressão, cientistas afirmam. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

<p>Estudo sugere que a inflamação pode influenciar a doença mental</p>
Estudo sugere que a inflamação pode influenciar a doença mental
Foto: Getty Images

Siga Terra Estilo no Twitter

Um estudo da Cambridge University sugere que a inflamação pode influenciar a doença mental. Especialistas acreditam que o sistema imunológico desempenha um importante papel na saúde mental, e as drogas que combatem inflamações poderiam ser uma alternativa de tratamento prontamente disponível, seguro e acessível.

O líder do estudo, Golam Khandaker, afirma que o sistema imunológico funciona como um termostato, em baixa na maior parte do tempo mas ativo quando há infecção.

Em algumas pessoas, o termostato parece estar sempre em alta, como se estivesse em constante infecção. “Essas pessoas parecem tem um risco maior de desenvolver depressão e psicose”, diz Khandaker.

Além disso, quem sofre de depressão e esquizofrenia é conhecido por ter risco maior de desenvolver doença cardíaca e diabetes.

Os pesquisadores também alertaram que crianças expostas a altos níveis e infecção podem se tornar mais propensas a este tipo de problema mental quando se tornarem adultos.

Eles descobriram que crianças com níveis elevados de uma proteína lançada no sangue em resposta à infecção demonstraram maior probabilidade a doenças depressivas na vida adulta.

O estudo, publicado na revista Jama Psychiatry, diz que os anti-inflamatórios devem ser investigados para ver se podem tratar doenças como depressão. Tratamentos com agentes deste tipo fazem com que os marcadores de níveis de inflamação voltem ao normal.

Estudos anteriores já sugeriram que drogas anti-inflamatórias como aspirina, usadas de maneira simultânea a tratamentos antipsicóticos, podem ser mais efetivos.

Obesidade e atividade física Obesidade e atividade física
Aprenda mais sobre obesidade, alimentação saudável e a importância da atividade física. Curso certificado pelo MEC, matricule-se agora

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade