PUBLICIDADE

Diluir xampu é mesmo melhor para o cabelo? Mito ou verdade?

Não é só a economia: especialista em medicina capilar garante que benefício vai além do bolso

16 jun 2024 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

Que as coisas estão cada dia mais caras todo mundo já sabe. Mas e quando a gente compra um produto, um cosmético, xampu ou um sabonete especial, quem nunca pensou em diluir para fazer render e durar ainda mais? Será que perde a eficácia? Ou pode ser interessante não só do ponto de vista da economia?

A especialista em medicina capilar Patrícia Marques garante que é bom, sim.

“Quando a gente aplica o xampu direto no couro cabeludo, o produto entra em contato somente com uma pequena área, podendo promover um ressecamento dos fios. O que a gente espalha, na verdade, é a espuma, ela também possui ativos, mas em quantidade menor, então diluir o xampu em água e aplicar no cabelo faz com que a superfície do couro cabeludo que entra em contato com esses ativos seja maior, ou seja, a lavagem torna-se mais eficiente”, explica.

De acordo com a especialista, diluir o xampu está recomendado para todo e qualquer tipo de cabelo porque isso não interfere na fórmula.

O ideal é fazer a diluição na hora, para isso, uma cumbuca pequena pode ser utilizada, melhor que seja de cerâmica, mas se não tiver, pode ser de outro material como inox ou acrílico, sempre tomando cuidado para não escorregar, cair e quebrar. 

Não tem uma proporção exata, seria mais ou menos um a um, ou seja, uma parte de xampu e outra parte igual de água, até que o produto fique bem fluído. Pode misturar com as mãos ou com o auxílio de um pincel e depois é só aplicar no couro cabeludo massageando e espalhando bem. 

“Isso faz com que a eficácia da limpeza seja melhor porque geralmente, a gente acaba espalhando espuma e a quantidade de ativos na espuma é menor. Desta forma, usando o xampu diluído, os ativos têm um contato maior com o couro cabeludo, então ao contrário do que se pode pensar, aumenta a eficácia do produto porque estamos espalhando mais”, revela.   

Patrícia Marques finaliza dizendo que o xampu foi feito para usar com água, naturalmente a gente já faz uma pequena diluição dele ao aplicar nos cabelos molhados, então aumentar essa diluição, só ajuda a espalhar melhor os ativos no couro cabeludo e não só a espuma. 

A quantidade do tamanho de uma moeda diluída em água é suficiente para uma lavagem econômica e ainda mais eficaz.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade