PUBLICIDADE

Diferenças entre proteína animal e vegetal

28 ago 2018 - 07h12
Compartilhar
Exibir comentários

A proteína existe em todo o corpo, em tudo, desde os músculos e órgãos até os ossos, pele e cabelo. O corpo não armazena proteínas como outros macronutrientes, então essa proteína tem que vir da dieta. As proteínas são constituídas por aminoácidos. O corpo de uma pessoa precisa de um equilíbrio de todos os 22 tipos de aminoácidos para funcionar corretamente. O corpo não pode produzir nove desses ácidos, chamados aminoácidos essenciais. Uma fonte completa de proteína refere-se a um tipo de alimento que contém todos os nove. Ter o equilíbrio certo de aminoácidos pode construir músculos e ajudar o corpo a se recuperar rapidamente do exercício. Entender as diferenças entre proteínas vegetais e animais é importante para quem quer garantir que sua dieta seja saudável. Uma das principais diferenças entre as proteínas vegetais e animais envolve o conteúdo de aminoácidos.

Alguns produtos de origem animal são fontes completas de proteína, tais como: peixes, vários tipos de ovos, produtos lácteos, carnes vermelhas, aves e carne de fontes menos comuns, incluindo javalis, lebres e cavalos. A maioria das proteínas vegetais está incompleta, o que significa que faltam pelo menos um dos aminoácidos essenciais. No entanto, alguns alimentos à base de plantas, como a quinoa e o trigo mourisco, são fontes completas de proteína. Os seguintes são exemplos de alimentos à base de plantas ricos em proteínas: grãos, lentilhas, nozes, feijão, legumes, certas frutas, como abacates, soja, cânhamo, arroz e ervilhas. Certas fontes de proteína animal podem conter altos níveis de ferro heme e vitamina B-12, enquanto alguns alimentos à base de plantas não possuem esses nutrientes. Por outro lado, nutrientes específicos de plantas, chamados fitonutrientes, e alguns antioxidantes estão ausentes das fontes de proteína animal.

Os produtos animais contêm gordura saturada e níveis mais altos de colesterol que as fontes de proteína vegetal. Uma pessoa pode querer evitar produtos de origem animal por estas razões. Fibra é outro fator importante. Apenas alimentos à base de plantas contêm fibras, o que ajuda a manter o sistema digestivo equilibrado. Comer mais proteína vegetal também pode melhorar a saúde geral de uma pessoa. Em vez de se concentrar em um único tipo de proteína, pode ser melhor se concentrar em comer uma grande variedade de alimentos. Isso pode ajudar a garantir que a pessoa tenha um equilíbrio saudável de aminoácidos e outros nutrientes vitais.

Referência

Song, M. ET al. Association of Animal and Plant Protein Intake With All-Cause and Cause-Specific Mortality. JAMA Intern Med.  2016;176(10):1453-1463. 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade