PUBLICIDADE

vc repórter: jovem de SP emagrece 50 kg em 9 meses

Rafael Domingos, de São Paulo, decidiu encarar os exercícios e a reeducação alimentar para mudar de vida

7 jan 2015 12h31
| atualizado às 12h46
ver comentários
Publicidade
<p>Rafael emagreceu 53 quilos com reeducação alimentar e exercícios</p>
Rafael emagreceu 53 quilos com reeducação alimentar e exercícios
Foto: Rafael Domingos / vc repórter

Aos 21 anos, Rafael Domingos diz ser uma nova pessoa. Em conflito com a balança desde a infância, ele conseguiu passar dos 130 para os 77 quilos em nove meses. Para atingir seu objetivo, o jovem de São Paulo apostou na reeducação alimentar, nos exercícios físicos e no amor próprio.

Siga o vc repórter no Twitter

“Sempre estive acima do peso”

“Minha história contra a balança foi desde sempre, pois sempre estive acima do peso, desde a infância. A obesidade sempre foi um grande problema para mim, pois me privou de diversas coisas na vida”, contou Rafael. “Já tentei várias dietas milagrosas, mas foram todas fracassadas!”, completou.

O jovem afirmou que as consequências da obesidade geraram um ciclo, cujo resultado foi o ganho ainda maior de peso. “Eu cheguei a um ponto em que já começava a ficar difícil encontrar roupas. Eu já não tinha vontade de sair de casa e só ficava deitado, fazendo absolutamente nada! E isso só contribuía para que eu engordasse, pois comer era meu único passatempo”, recordou.

“Odiava exercícios ao extremo”

A grande virada aconteceu em novembro de 2012. “Foi o marco da minha mudança de vida! Foi quando decidi mudar de vez!”, disse. “Sinceramente, até hoje, eu não sei de onde surgiu tanta força de vontade em mim”, admitiu.

Rafael não era nada fã das atividades físicas, mas aceitou o desafio para alcançar a tão sonhada perda de peso. “Quando comecei a reeducação alimentar e os exercícios físicos, que eu odiava ao extremo, eu pesava 130 quilos e tinha 1,80 metro de altura. Comecei caminhando diariamente e reduzindo as grandes porções que eu ingeria nas refeições, regrando os horários para comer de três em três horas”, relatou.

“Reduzi tudo aquilo que já sabemos que, em excesso, faz mal”

Após controlar a quantidade de comida que ingeria, o jovem paulista promoveu outras mudanças em sua dieta, incluindo legumes, verduras, frutas, alimentos integrais e sucos naturais. Ele diminuiu também o consumo excessivo de massas, frituras, sal e açúcar, e eliminou do cardápio os refrigerantes e os produtos industrializados com alto teor de conservantes. “Reduzi tudo aquilo que já sabemos que, em excesso, faz mal à saúde, e incluí alimentos saudáveis”, resumiu.

Em nove meses, Rafael emagreceu 53 quilos, chegando aos 77 quilos. Ele garante que, durante o processo, não utilizou qualquer tipo de remédio, nem recorreu a dietas milagrosas. “O que me levou ao resultado foi a reeducação alimentar associada aos exercícios físicos”, afirmou.

"Meu peso atual é de 80 quilos, devido ao ganho de massa magra”, explicou ele, acrescentando que ainda pretende ampliar sua massa muscular até chegar aos 85 quilos. Para atingir o novo objetivo, Rafael vai diariamente à academia e mantém a alimentação equilibrada, incluindo alimentos que auxiliam nesse processo. “Não sou fã de suplementos, então, procuro consumir os alimentos certos”, completou.

“Hoje me sinto uma nova pessoa”

O jovem relatou que seu emagrecimento gerou mudanças que vão muito além da estética em sua vida. “A minha saúde é outra! Minha pressão arterial, que estava alta, voltou ao normal. Sinto-me mais disposto e menos cansado”, contou. “Hoje me sinto uma nova pessoa! E o melhor de tudo: com qualidade de vida! Minha autoestima melhorou, consigo me amar mais, pois a mudança não foi só no corpo, mas também na mente. Se todos se amarem e buscarem a mudança através do amor próprio, pode ter certeza de que tudo se torna possível!”, finalizou.

O leitor Rafael Domingos, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Publicidade
Publicidade