PUBLICIDADE

Dia Internacional do Autocuidado: confira dicas para praticar o cuidado pessoal

Especialista orienta sobre cuidados simples capazes de restabelecer a saúde mental e o bem-estar

24 jul 2021 09h49
| atualizado em 26/7/2021 às 14h34
ver comentários
Publicidade
Cuidar do rosto faz parte das práticas de autocuidado que eleva a autoestima
Cuidar do rosto faz parte das práticas de autocuidado que eleva a autoestima
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Neste sábado (24/7) de julho, é comemorado o 'Dia Internacional do Autocuidado', data idealizada e implementada, em 2011, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas a fazerem escolhas e a construírem hábitos que influenciam positivamente a saúde e o bem-estar do corpo e da mente. 

O autocuidado é o equilíbrio entre a saúde mental e a física e se estende desde a nutrição adequada e a prática de atividades físicas até a boa higiene. Com a chegada da pandemia, muitos hábitos essenciais ficaram de lado, com as preocupações, a ansiedade e o estresse, que interromperam a constância tão importante na vida das pessoas.

Pensando nisso, Kika Chammas, farmacêutica e fundadora da Dermare separou algumas dicas para incentivar as pessoas a reservarem um tempo para si mesmas nesta data, buscando relaxar a mente, diminuir o estresse e a ansiedade e elevar a autoestima.

"Praticar o autocuidado é mais poderoso do que se imagina. Traz uma melhor qualidade de vida, ajuda no bem-estar e pode ser um ótimo jeito de enfrentar dias difíceis", explica.

Confira as dicas

1.Introduza os óleos essenciais nas suas atividades

Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos naturais versáteis para tratamento de saúde e beleza. Os óleos essenciais usados corretamente superam as expectativas tanto no tratamento da saúde como da beleza.

"Para quem quer diminuir a ansiedade, uma dica é usar o Óleo de Laranja Doce, popularmente chamado de 'Óleo da Alegria', durante o banho, na prática atividades físicas, leitura ou até enquanto está limpando a casa ou lavando a louça, é só colocar 4 gotas do óleo no difusor e deixar aromatizar o ambiente, trazendo uma sensação de segurança e equilíbrio como um detox natural, melhora o humor e diminui a fadiga", conta Kika.

2. Faça uma rotina de skincare 

Cuidar do rosto faz parte das práticas de autocuidado que eleva a autoestima e causa bem-estar a curto e longo prazo. Por isso, tire um tempo para colocar uma música animada ou relaxante enquanto cuida da pele, sem pressa. "O produto que não pode faltar quando se fala em cuidados com a pele é a argila natural. 

Existem vários tipos (verde, branca, vermelha, roxa, rosa, preta e amarela) - e você deve escolher segundo a sua necessidade e o seu tipo de pele", afirma a especialista. "No geral, as argilas possuem ações bactericidas, esfoliantes,  anti-inflamatórias e antissépticas, além de auxiliarem no rejuvenescimento da pele", completa.

Com formato em pó, as argilas devem ser misturadas com água mineral, água termal ou hidrolatos, subprodutos extraídos da destilação dos óleos essenciais e que vão ajudar a alcançar uma mistura homogênea, que deve ser aplicada com um pincel limpo e esterilizado.

3.Tome um banho relaxante e hidrate o corpo

Aproveite agora o inverno e tome um morno quente no fim do dia. Separe os produtos que irá usar, como, por exemplo, um sabonete que goste ou um esfoliante cheiroso. Após o banho, reserve um tempo para hidratar o corpo, mantendo, assim, a pele mais saudável e a mente totalmente relaxada.

"Dê preferência à itens que sejam formulados com ingredientes naturais, assim, a epiderme irá reconhecê-los rapidamente, diminuindo a barreira de proteção, para que a substância permeie a pele, resultando em um efeito muito mais efetivo e duradouro", finaliza.

Óleo essencial de Laranja Doce

Coringa da marca, esse óleo reduz estresse, depressão e ansiedade, alivia medo, auxilia no sono, estimula a circulação e elimina a retenção de líquidos.

Argila Branca

A Argila Branca possui PH próximo da pele. Seu principal benefício é clarear a derme e absorver a oleosidade, sem desidratar. É indicada para clarear e hidratar a pele, atenuando marcas de expressão com seu poder cicatrizante. Sua ação nos cabelos é devolver força aos fios danificados.

Creme de Massagem Óleo de Semente de Uva (Dermare)

O Creme de Massagem Corporal possui ativos - extrato de Camomila, extrato de Centella Asiática, extrato de Castanha da Índia, Óleo de Semente de Uva - e excelente deslizamento para manobras de massagem corporal, deixando a pele macia e hidratada.

Consultoria: Kika Chammas, farmacêutica e fundadora da Dermare, marca brasileira de dermocosméticos para tratamentos estéticos, faciais e corporais.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade