PUBLICIDADE

Controle a ansiedade por meio de exercícios e da respiração

Se a ansiedade te aflige, saiba como utilizar a respiração e o movimento a seu favor, e acalmar a mente

23 dez 2020 - 10h43
Compartilhar
Exibir comentários

A cabeça da pessoa ansiosa sempre está a mil, pensando no futuro, fazendo diversas atividades simultaneamente - ou nenhuma, devido à sensação de paralisia que esse sentimento causa - ou em todos cenários possíveis (principalmente, naquilo que pode dar errado). Se esse é o seu caso e você não consegue se concentrar no presente: desacelere um pouco e veja as dicas do Marcio Atalla para deixar a mente mais leve. 

"Um estudo recente sobre a qualidade do sono dos brasileiros constatou que a população não está dormindo bem. Uma das principais disso é a ansiedade", diz Atalla. 

Respirar bem ajuda o sistema nervoso central 

Para a pessoa ansiosa, com a atenção voltada para várias coisas ao mesmo tempo, a ideia de parar para simplesmente respirar é praticamente impensável. Contudo, separar alguns minutos da rotina para praticar exercícios físicos e respiratórios é uma ótima ferramenta para se focar no momento e amenizar os sintomas. 

"O excesso de informação, de demandas etc., deixa as pessoas cada vez mais ansiosas. Manter o controle nesse cenário não é fácil. Não à toa, existem centenas de aplicativos dando dicas de meditação e ensinando a coordenar a respiração. Estudos mostram que a influência da respiração no sistema nervoso central é muito poderosa", fala o educador físico. 

Faça atividades físicas que melhoram a respiração

A respiração é importante no desempenho de qualquer exercício, mas há aqueles que a trabalham ainda mais, como se fossem meditações em movimento, e auxiliam na construção de maior consciência, à exemplo do pilates e do yoga. 

"O yoga proporciona um ganho gigantesco em relação à ansiedade, tanto pela atenção à respiração quanto pelas posições", diz Atalla. 

Mas não são apenas as atividades mais "tranquilas" que trabalham a ansiedade. Exercícios intervalados, nos quais se atinge picos de batimentos cardíacos, também são indicados para os ansiosos, afirma.

"Eles promovem uma grande liberação de adrenalina, seguida de períodos de recuperação. Em momentos de crise de ansiedade, a respiração fica mais curta e a frequência cardíaca sobe. O mesmo acontece nos treinos intervalados, dessa maneira o corpo aprende a lidar com esses sintomas", explica.

3 dicas para controlar a ansiedade 

1. Inclua exercícios de respiração à sua rotina. Aqueles que têm dificuldade para se concentrar sozinhos podem baixar aplicativos ou vídeos e áudios para guiá-los. "Cada pessoa tem o seu momento. Algumas preferem se tranquilizar para começar o dia, outras durante os momentos estressantes ou ainda para finalizar a noite e dormir bem, mas o importante é separar um tempo para respirar bem", diz Atalla;

2.  Escolha uma atividade física que ajude a desenvolver consciência corporal e respiratória, pilates ou yoga, e pratique 2 vezes na semana;

3. Cerca de 2 ou 3 vezes na semana, aposte nos treinos intervalados para descarregar a adrenalina e ensinar o corpo a lidar com as crises de ansiedade que podem surgir. 

Foto: Marcio Atalla
Controle a ansiedade por meio de exercícios e da respiração:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade