PUBLICIDADE

Como emagrecer rápido: 8 formas de começar a queimar gordura agora

Nutricionista explica o que é necessário fazer para perder peso de maneira saudável e segura

12 nov 2023 - 17h01
(atualizado em 13/11/2023 às 19h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Saber como emagrecer rápido e de maneira segura é, provavelmente, um dos principais objetivos fitness que existem. Mas, se engana quem pensa que, para isso, é necessário apostar em dietas e treinos mirabolantes, que exigem enorme esforço e desapego. Por outro lado, também está equivocado aqueles que acreditam ser necessário passar anos comendo as mesmas coisas, sem nenhum tipo de prazer com a alimentação.

A importância de perder peso com saúde

Emagrecer com saúde deveria ser o principal objetivo de pessoas que estão acima do peso, ou que já convivem com a obesidade. Sabemos que ter altos índices de gordura corporal pode aumentar os processos inflamatórios do organismo e favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer. Portanto, se o seu objetivo é entender como emagrecer rápido, a primeira dica é: cuidado.

"O sobrepeso e a obesidade são o resultado de um conjunto complexo de interações entre fatores genéticos, comportamentais e ambientais. Embora milhares de dietas, poções mágicas, livros e dispositivos para perda de peso tenham sido oferecidos ao público, a etiologia multifatorial da obesidade continua desafiando médicos e pesquisadores", relata a nutricionista Adriana Stavro.

10 hábitos e exercícios para eliminar gordura abdominal 10 hábitos e exercícios para eliminar gordura abdominal

Para facilitar a vida de quem precisa perder peso, com o auxílio da especialista, listamos oito passos seguros para emagrecer de forma eficiente. Confira:

Como emagrecer rápido

1 - As porções devem ser controladas

Muita atenção na hora de montar o prato de comida. "Uma pessoa deve determinar o tamanho das porções adequadas, de acordo com seus objetivos de perda de peso, níveis de atividade e necessidades individuais", diz a especialista.

2 - Coma sem pressa

"Diminuir o ritmo nas refeições e escolher porções menores pode ajudar a evitar excessos, pois dá ao cérebro tempo para dizer ao estômago quando já comeu o suficiente", revela Stavro.

3 - Quer emagrecer? Foco na comida

Foco total na hora da refeição. "Desligar a televisão, o computador ou o smartphone durante as refeições também pode ajudar a focar na comida e não exagerar", conta a nutricionista.

4 - Beba com moderação

Talvez algumas pessoas não saibam, mas o álcool é calórico e, portanto, pode engordar. "Limitar bebidas alcoólicas ou eliminá-las por completo é um bom começo para diminuir calorias vazias, que são grandes vilãs para quem quer emagrecer com saúde", explica a especialista.

5 - Coma menos carne vermelha

Evitar alimentos processados também é fundamental. "Optar por peixes ou aves ajuda na perda de peso e reduz o risco de doenças cardíacas e diabetes", diz Stavro.

6 - Evite carboidratos refinados

"Diminua o arroz branco, pão branco, massas, tapioca, cereais matinais açucarados e similares ricos em carboidratos de alto índice glicêmico. Afinal, esses alimentos elevam rapidamente o açúcar no sangue e a insulina que, a curto prazo, podem causar um aumento repentino da fome e levar à ingestão excessiva de alimentos", revela a nutricionista.

7 - Opte por alimentos integrais para emagrecer

"Aposte no trigo, arroz, cevada, quinua e chia. Eles são digeridos mais lentamente (baixo índice glicêmico). Dessa maneira, o efeito é mais suave sobre o açúcar e a insulina, o que ajuda a controlar a fome", completa.

8 - Aumente o consumo de proteínas

"Existem algumas razões pelas quais comer uma quantidade maior de proteínas auxilia a emagrecer com saúde.  Mais saciedade é uma delas, já que indivíduos relataram menos fome depois de comer proteínas quando comparado a ingestão de carboidratos. Maior efeito térmico é outra, pois é preciso mais energia para metabolizar proteínas que outros macronutrientes. Por fim, o ganho de massa muscular. Afinal, a proteína ajuda no ganho e manutenção da massa magra durante a perda de peso. E isso impulsiona o gasto de energia", finaliza Stavro.

Fonte: SportLife

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade