PUBLICIDADE

Como acabar de vez com o mau hálito? Dentista dá 4 dicas práticas

Bactérias, doenças hepáticas, renais e cânceres podem ser as principais causas do problema

27 dez 2023 - 06h25
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

Sofrer de mau hálito é um problema que atinge muitas pessoas e pode causar diversos constrangimentos. A halitose é mais comum do que pensamos e pode indicar desequilíbrios na saúde bucal, como bactérias que colonizam a boca e eliminam gases com odores desagradáveis. 

A falta de higiene bucal e a diminuição de saliva podem contribuir para o aumento das bactérias que causam o problema. Além disso, a halitose também pode ser sinal de doenças hepáticas, renais e cânceres. 

Caso o problema persista, é preciso procurar um dentista para entender sua origem para encontrar a melhor solução para esse incômodo. O cirurgião dentista Paulo Zahr, fundador e presidente do Grupo OdontoCompany, separou quatro dicas práticas para acabar de vez com o mau hálito:

Não fique horas sem comer

"Uma das causas do mau hálito é ficar muitas horas sem comer. O ideal é se alimentar a cada 3 horas com alimentos de fácil digestão que passam rapidamente pelo estômago. Dietas radicais como o  jejum ou que cortam totalmente os carboidratos também podem favorecer o aparecimento do mau odor", diz Paulo.

Beba bastante água 

A ingestão de líquidos também é fundamental para evitar o problema. Como a falta de saliva contribui para o mau hálito, é preciso beber bastante água para manter as mucosas úmidas e o hálito agradável.

“O consumo regular de sucos de frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina também é benéfico para o hálito. Por serem ricas em ácido cítrico, essas frutas estimulam as glândulas salivares e impedem a formação da saburra”, explica  Paulo Zahr.

Escove os dentes e use fio dental 

Manter uma rotina de higiene bucal regrada é essencial para um bom hálito. Os dentes devem ser escovados sempre após as refeições e antes de dormir. Afinal, é durante a noite que as bactérias agirão por mais tempo.

"O mau hálito pode, também, vir do tártaro ou de restos de comida acumulados entre os dentes. Por isso, é preciso utilizar o fio dental diariamente para limpar os locais em que a escova não tem acesso."

Não esqueça de escovar a língua

A saburra lingual nada mais é do que aquela massa branca que fica sobre a língua. Composta por bactérias, células descamadas, muco e restos de alimentos, ela é a principal fonte do mau cheiro.

“A língua precisa de um cuidado especial no momento da higiene. Ela pode ser limpa gentilmente com a escova e creme dental ou você pode optar por raspadores. O ideal é que a limpeza da língua seja realizada logo ao acordar para garantir a eliminação da saburra formada durante a noite”, explica o dentista.

Manter uma higiene bucal eficiente e seguindo essas dicas, é possível controlar as bactérias e eliminar o mau cheiro. Além disso, visitar um dentista regularmente também é de extrema importância para realizar um tratamento preventivo e evitar problemas bucais que possam provocar halitose.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade