ChatGPT sugere usar brometo em vez de sal e homem passa a ter alucinações e infecção
Inteligência Artificial pediu para que ele trocasse o sal por brometo, o que causou lhe causou um quadro de bromismo
Homem de 60 anos sofreu intoxicação por brometo após substituir o sal por recomendação do ChatGPT, culminando em hospitalização e destacando os riscos do uso de inteligência artificial em conselhos de saúde.
Um homem de 60 anos teve uma infecção e episódios de aluncinação após consultar o ChatGPT para saber o que poderia substituir o sal em seu dia a dia. O caso foi publicado no portal Annals of Internal Medicine: Clinical Cases (AIM).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Quando foi atendido em um hospital, o homem, que não teve o nome revelado, relatou que mantinha algumas restrições alimentares sem prescrição médica, além de destilar a própria água em casa.
"Foi observado que ele estava com muita sede, mas paranoico sobre a água que lhe era oferecida. Um amplo diagnóstico diferencial, incluindo ingestão de metais pesados, foi considerado, o que levou à consulta com o Departamento de Controle de Intoxicações", diz o relto publicado no AIM.
Durante a internação, esse homem também passou a apresentar crises de paranóias e alucinações auditivas e visuais, que culminaram também em uma tentativa de fuga do hospital.
De acordo com os médicos envolvidos no caso, esses sintomas seriam consequências da realimentação na unidade de saúde. Nos testes de sangue, foi comprovado a deficiência de diversos nutrientes e micronutrientes incluindo deficiências de vitamina C, B12 e folato.
"Ele também compartilhou que, após ler sobre os efeitos negativos que o cloreto de sódio, ou sal de cozinha, tem na saúde, ficou surpreso por só encontrar literatura relacionada à redução de sódio na dieta. Inspirado por seu histórico de estudos de nutrição na faculdade, ele decidiu conduzir um experimento pessoal para eliminar o cloreto de sua dieta. Durante 3 meses, ele substituiu o cloreto de sódio por brometo de sódio obtido na internet após consulta ao ChatGPT, no qual ele leu que o cloreto pode ser trocado pelo brometo, embora provavelmente para outros fins, como limpeza", explica o relato médico.
Ele precisou ficar internado por três semanas até que os parâmetros de saúde fossem normalizados. Duas semanas após a alta, ele permaneceu estável sem uso de novas medicações.
O bromismo é uma condição rara de intoxicação causada pelo acúmulo de bromo no organismo, que tem como principais efeitos colaterais rupções cutâneas e distúrbios mentais graves.
"Este caso também destaca como o uso de inteligência artificial (IA) pode contribuir potencialmente para o desenvolvimento de desfechos adversos à saúde evitáveis (...) Assim, é importante considerar que o ChatGPT e outros sistemas de IA podem gerar imprecisões científicas, não ter a capacidade de discutir resultados criticamente e, em última análise, alimentar a disseminação de desinformação", concluem os médicos envolvidos no atendimento.