Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caxumba: entenda a doença que Rodrigo Faro citou no 'Dança dos Famosos'

Durante participação no quadro da TV Globo, apresentador revelou ter enfrentado a doença ainda na infância

11 ago 2025 - 21h24
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/TV Globo

Em uma revelação inusitada durante o Dança dos Famosos no último domingo, dia 10, o ator e apresentador Rodrigo Faro confessou usar enchimento no bumbum. O motivo, segundo ele, é uma sequela da caxumba, doença que contraiu na infância e o teria deixado com "bumbum de gaveta".

Embora o apresentador tenha tratado a situação com descontração, é importante lembrar que a caxumba traz uma série de problemas, dos mais simples aos mais graves. Por isso, é importante prevenir a doença.

Entenda o que causa a caxumba e como evitá-la

A caxumba é uma doença infecciosa causada pelo vírus da família Paramyxoviridae, pertencente ao gênero Rubulavirus. A transmissão pode acontecer pelo ar, através de gotículas da respiração, ou quando a pessoa infectada espirra, fala ou tosse.

Outra maneira de contrair o vírus é por meio do contato direto com a saliva do infectado. Ou seja, compartilhar utensílios como copos e talheres que tenham entrado em contato com a saliva infectada pode levar a uma infecção. 

Ralcyon Teixeira, médico infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) explica que não existe terapia específica para caxumba. “Ela é geralmente uma doença benigna, e o tratamento consiste em cuidados de suporte para cada sintoma apresentado. Medicamentos analgésicos e compressas frias ou quentes para o edema da parótida são benéficos. A principal forma de prevenção é a vacinação”. 

Através do Sistema Único de Saúde (SUS), todo brasileiro, de 12 meses a 59 anos, pode se imunizar contra a doença. Os hospitais públicos oferecem a vacina Tríplice viral, que além de blindar contra a caxumba, também age contra a rubéola e o sarampo.

A vacina pode ser tomada a partir dos 12 meses de idade, e a criança deve receber duas doses: uma aos 12 meses e outra aos 15 meses de idade. Já os adultos que não foram vacinados podem ir ao posto de saúde mais próximo para receber as duas doses, com um intervalo de 30 dias.

A vacina é contraindicada para gestantes, pessoas com comprometimento imunológico, ou quem já apresentou alguma reação alérgica a algum componente da vacina. Além disso, é importante evitar o contato próximo com pessoas infectadas, não compartilhar alimentos, bebidas, talheres e outros objetos, e lavar as mãos com água e sabão com maior frequência.

Principais sintomas da doença

  • Dor e inchaço nas glândulas salivares (parótidas);
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Falta de apetite;

“As complicações da caxumba ocorrem com ou sem parotidite ou outro edema das glândulas salivares e geralmente incluem orquite (inflamação dos testículos), ooforite (inflamação dos ovários), mastite (inflamação do tecido mamário), meningite (inflamação do tecido que cobre o cérebro e a medula espinhal), encefalite (inflamação do cérebro), pancreatite (inflamação do pâncreas) e perda auditiva”, explicou o médico infectologista Ralcyon Teixeira.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade