PUBLICIDADE

Cantora perde a visão por uso incorreto de lente de contato: 'Ficou verde'

Artista pegou infecção bacteriana nos olhos em outubro do ano passado. Cegueira atingiu um dos olhos

17 set 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
“Um dia acordei e meu olho direito estava verde", revela Simone Ribeiro
“Um dia acordei e meu olho direito estava verde", revela Simone Ribeiro
Foto: Arquivo Pessoal

Simone Ribeiro, de 53 anos, perdeu a visão do olho direito em decorrência do uso incorreto das lentes de contato. Em entrevista ao jornal Metropoles, a cantora revelou ter péssimos hábitos com o item: "Eu dormia com a lente, ficava cinco meses usando a mesma lente de contato. Pingava soro fisiológico diretamente no olho e não atentava para a gravidade de nada disso”.

“Um dia acordei e meu olho direito estava verde. Depois, foi ficando branco. Com dificuldades para enxergar, fui para a emergência do Hospital de Base. Lá o médico disse que havia risco de substituírem meu olho por uma prótese“, contou.

Neste momento, Simone recebeu o diagnóstico de úlcera na córnea e seguiu tratamento com antibiótico por 5 meses para eliminar a infecção. O olho foi preservado, mas ela perdeu a visão.

“A úlcera foi totalmente curada, mas agora estou na fila do transplante de córnea. Infelizmente, a fila anda muito devagar, mas tenho fé que vou conseguir”, diz ela.

Segundo o Ministério da Saúde, só em 2022, foram realizadas quase 14 mil cirurgias para reposição de córnea no Brasil. A taxa de rejeição do procedimento, porém, é alta – cerca de 15% -- e, ainda que os transplantados voltem a enxergar com uma nova operação, as chances diminuem a cada transplante.

Órgão mais transplantado é também o que tem maior lista de espera; saiba qual Órgão mais transplantado é também o que tem maior lista de espera; saiba qual

Uso correto da lente de contato

De acordo com a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec), apenas em 2023 houve um aumento no número de usuários de lentes de contato no Brasil, que passou de 3 milhões para 3,7 milhões de pessoas, o que reforça a importância de fazer o uso correto do objeto.

A médica oftalmologista Claudia Del Claro, que é especialista em Lentes de Contato e membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), cita outros erros comuns que costuma notar entre seus pacientes: muitos molham as lentes na água de chuveiro, piscina ou mar e não tomam cuidado na hora de passar maquiagem.

Pesquisas estimam que 90% dos usuários de lente cometem algum erro na hora de usar a lente de contato. A oftalmologista orienta alguns cuidados:

  • Manter os produtos sempre higienizados, antes e depois de usar as lentes.
  • Limpar o estojo onde as lentes são armazenadas.
  • Respeitar os prazos do fabricante (se a lente é de uso diário, por exemplo, ela deve ser descartada após 24 horas).
  • Escolher boas soluções higienizadoras.
  • Não passar muito tempo com o acessório nos olhos.
  • Nunca dormir com as lentes.
Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade