PUBLICIDADE

Bruno Covas, prefeito de SP, testa positivo para covid-19

Informação foi confirmada pelo poder municipal neste sábado; político está bem e não apresenta sintomas

13 jun 2020 20h21
| atualizado às 20h38
ver comentários
Publicidade

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, obteve diagnóstico positivo para covid-19. A informação foi confirmada pela Prefeitura de São Paulo em nota oficial no começo da noite deste sábado. De acordo com o poder municipal, o prefeito está bem, não apresenta sintomas da doença causada pelo novo coronavírus, mas vai ficar trabalhando em casa nos próximos dias.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, durante entrevista coletiva sobre a flexibilização da quarentena
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, durante entrevista coletiva sobre a flexibilização da quarentena
Foto: ADELEKE ANTHONY FOTE/THENEWS2 / Estadão Conteúdo

De acordo com a prefeitura, o teste positivo de Covas veio depois de exame de rotina. Em maio, o prefeito foi internado no Hospital Sírio-Libanês após sintomas de desconforto abdominal. O político faz tratamento contra um câncer diagnosticado, inicialmente, na cárdia, região entre estômago e esôfago. Ele continua fazendo imunoterapia contra câncer linfonodos.

O prefeito foi internado pela primeira vez no dia 23 de outubro, com erisipela (infecção na perna), que evoluiu para trombose venosa profunda (coágulos) na perna direita. Os coágulos subiram para o pulmão, causando uma embolia. O câncer foi diagnosticado durante a realização dos exames para identificar novos coágulos.

Covas passou por oito sessões de quimioterapia que, segundo os médicos, não foram suficientes para vencer o câncer. No último boletim médico, divulgado em 28 de abril, a equipe do Sírio Libanês afirmou que Bruno Covas continua com câncer nos linfonodos. Com isso, existe a necessidade de continuidade do tratamento de imunoterapia.

Na ocasião, o prefeito foi submetido a exames de controle, entre eles a ressonância magnética, "que demonstraram que o tratamento está sendo eficaz no combate ao câncer que persiste nos linfonodos". Diante desse resultado, a equipe médica decidiu continuar aplicações endovenosas de imunoterapia a cada três semanas.

Abaixo, a nota da prefeitura de São Paulo:

A Prefeitura de São Paulo informa que neste sábado (13/06), após teste preventivo de rotina, o prefeito Bruno Covas obteve diagnóstico positivo para coronavírus. Ele passa bem, não apresenta sintomas e recebeu recomendação de seu médico, Dr. Davi Uip, para permanecer trabalhando em casa e em observação pelos próximos dias.

Estadão
Publicidade
Publicidade