PUBLICIDADE

Covas ameaça trocar secretário se ônibus continuarem cheios

Prefeito de São Paulo deu até sexta-feira para Edson Caram resolver o problema na capital

8 jun 2020 - 16h11
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Covas ameaça trocar secretário de Transportes se ônibus continuarem com passageiros em pé
Covas ameaça trocar secretário de Transportes se ônibus continuarem com passageiros em pé
Foto: IstoÉ

SÃO PAULO - O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, deu um ultimato nesta segunda-feira, 8, ao secretário municipal de Transportes, Edson Caram. Em entrevista coletiva ao lado do governador, João Doria, ele disse que Caram tem até sexta-feira para resolver junto às empresas de ônibus o problema dos carros lotados. Caso contrário, o secretário será substituído.

A meta da Prefeitura é fazer com que os ônibus circulem com apenas com a capacidade de passageiros sentados, mas o que se viu nesta primeira segunda-feira depois da reabertura de concessionárias e escritórios foi passageiros em pé em pelo menos 5% das linhas, segundo o próprio prefeito, o que coloca em risco a saúde dos passageiros.

"Na sexta-feira, quando as concessionárias e escritórios puderam ser reabertos, tivemos 1,206 milhão de pessoas no transporte público municipal que não é muito diferente do que havíamos observado nas últimas quatro semanas. O secretário municipal de transportes havia garantido que nesta semana não haveria passageiro em pé. Hoje pela manhã o número que a gente tem é que 5% das linhas tinham passageiros em pé. O secretário tem até sexta-feira para conseguir fazer isso. Se até sexta-feira ele não conseguir, a partir da segunda-feira é outro secretário que vai fazer isso", ameaçou Covas.

A falta de condições de distanciamento no transporte público tem sido usada por adversários do prefeito para questionar as ações de Covas na retomada das atividades econômicas. Eles questionam como a Prefeitura pode fazer exigências duras aos setores econômicos que querem reabrir, como a realização de testes em funcionários, se não garante condições nas linhas de ônibus.

Na coletiva, Covas anunciou a reabertura da primeira unidade do Descomplica na cidade desde o início da pandemia. Segundo o prefeito, depois da reabertura do Descomplica do Campo Limpo, realizada hoje, outras unidades voltarão a funcionar desde que cumpram exigências sanitárias como capacidade de atendimento de no máximo 20%, limite de quatro horas diárias, rodízio de funcionários, higienização frequente dos equipamentos, realização de testes em todos os funcionários e uso de termômetros para aferir a temperatura dos usuários.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade