PUBLICIDADE

Benefícios do tênis para a saúde: coordenação motora, músculos e mais

Além de fazer bem para a saúde física, a modalidade também contribui com o bem-estar e a saúde mental de seus praticantes

17 jun 2024 - 12h27
(atualizado em 18/6/2024 às 00h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Esporte que ganha cada vez mais adeptos e fãs, o tênis é uma atividade dinâmica que envolve agilidade e desenvolve força e estratégia. O resultado disso tudo, é claro, são diversos ganhos para a saúde física e mental.

Esporte faz bem para a saúde do corpo e da mente
Esporte faz bem para a saúde do corpo e da mente
Foto: fabrikasimf/Freepik / Boa Forma

De acordo com Paolo Sciavicco, médico e franqueado da Fast Tennis, além de ganhos como a melhora no condicionamento físico e do sistema cardiovascular, a modalidade também traz resultados positivos para o bem-estar e socialização de seus praticantes. Abaixo, ele apontou alguns dos benefícios que a prática regular da atividade física promove.

Benefícios do tênis

  • Saúde cardiovascular

Por ser uma atividade aeróbica de alta intensidade, o tênis eleva a frequência do coração e promove maior circulação sanguínea.  "A prática regular fortalece o sistema circulatório e auxilia na prevenção de doenças vasculares, graças ao aumento da circulação sanguínea e fortalecimento muscular proporcionado pelo jogo", afirma o especialista.

  • Desenvolvimento da coordenação motora

O esporte também promove desenvolvimento da coordenação motora e promoção de hábitos saudáveis. "A maioria dos movimentos requer precisão e controle, por isso a coordenação motora é beneficiada. Dessa forma, as vantagens dessa melhoria são visíveis tanto em quadra quanto no cotidiano, já que se estendem ao dia a dia dos praticantes. Nos idosos, por exemplo, o resultado gerado é de resposta muscular similar à de jovens, além de aumentar a expectativa de vida ", ressalta.

  • Musculatura fortalecida

Jogar tênis trabalha diversos grupos musculares simultaneamente. Pernas e panturrilhas são fortalecidas, principalmente, pela execução de mudanças rápidas de direção. Já os dos braços e ombros são trabalhados durante os golpes. Esse fortalecimento contribui para um corpo com maior resistência física e, consequentemente, mais tonificado", destaca.

  • Condicionamento físico e controle de peso

A prática regular incide diretamente na queima de calorias e, consequentemente, no controle do peso corporal. "O tênis melhora a aptidão física, melhorando a resistência e a capacidade aeróbica. Dessa forma, aliado a uma dieta balanceada, o tênis é benéfico para o controle do peso, já que possui alto gasto calórico", explica.

  • Benefícios mentais e de socialização

As partidas proporcionam oportunidades para socialização, fortalecendo laços sociais e contribuindo para o bem-estar. "É um esporte social que oferece oportunidades para interações positivas. A competição amigável e as parcerias em duplas incentivam o trabalho em equipe, construindo laços sociais e promovendo o bem-estar emocional", completa o médico.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade