0

Benefícios do chá oolong

8 nov 2018
07h10
  • separator
  • comentários

O chá oolong é um erva tradicionak chinesa. Ele é feito das folhas da planta Camellia sinensis, a mesma utilizada para fazer o chá verde e o chá preto. A diferença está no processamento do chá. Todas as folhas de chá contêm certas enzimas, as quais produzem uma reação química chamada de oxidação. A oxidação transforma as folhas do chá verde em uma cor mais escura. O chá verde não é permitido oxidar muito, mas o chá preto sim até se tornar dessa cor. O chá oolong está entre os dois, portanto, é parcialmente oxidado.

Além da cafeína ele contém flúor, magnésio, potássio, sódio, manganês, niacina, aminoácidos como a teanina e antioxidantes polifenóis. Os polifenóis ajudam a manter os níveis de açúcar do sangue normais e diminuem o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2; apesar de mais estudos serem necessários. O chá oolong pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, derrame e hipertensão em algumas pessoas. Ele pode ainda ajudar a aumentar a densidade mineral óssea, fortalecendo também o esmalte dentário e reduzindo a formação de placa dentária. A combinação da cafeína e dos polifenóis podem ajudar a aumentar a quantidade de calorias e gorduras gastas todo o dia. Isso pode ajudar a acelerar a perda de peso. O teor de cafeína, antioxidante e teanina dos chás pode ter efeito benéfico na função cerebral e no humor.

Similar ao chá verde e preto, o chá oolong pode ter efeitos protetores contra o câncer. Os antioxidantes polifenóis no chá oolong podem ajudar a aliviar sintomas de eczema, e a melhora pode durar por muito tempo. O chá oolong vem sendo consumido por séculos e é considerado normalmente seguro. Quando consumido em excesso, devido ao teor de cafeína, pode levar à ansiedade, dor de cabeça, insônia, batimento cardíaco irregular e em alguns, hipertensão. Os flavonoides do chá podem se ligar ao ferro encontrado em plantas, reduzindo sua absorção no sistema digestivo em 15-67%. Para atenuar essa perda alimentos ricos em vitamina C são indicados.

Referência

https://authoritynutrition.com/oolong-tea-benefits/

Estadão Conteúdo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade