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Benefícios da vitamina A comprovados pela ciência

13 set 2018
07h14
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A vitamina A é o termo genérico para um grupo de compostos lipossolúveis altamente importantes para a saúde humana. Eles são essenciais para muitos processos em seu corpo, incluindo a manutenção da visão saudável, garantindo o funcionamento normal do sistema imunológico e dos órgãos e auxiliando no crescimento e desenvolvimento adequados dos bebês no útero. Recomenda-se que os homens recebam 900 mcg, as mulheres 700 mcg e as crianças e adolescentes 300-600 mcg de vitamina A por dia. Compostos de vitamina A são encontrados em alimentos animais e vegetais e vêm em duas formas diferentes: vitamina A pré-formada e provitamina A. Os compostos de vitamina A são encontrados tanto em alimentos animais quanto vegetais e vêm em duas formas diferentes: vitamina A pré-formada e provitamina A. A vitamina A pré-formada é conhecida como a forma ativa da vitamina, que seu corpo pode usar exatamente como é. É encontrado em produtos de origem animal, incluindo carne, frango, peixe e laticínios, e inclui os compostos retinol, ácido retinóico e retinal.

Os carotenóides provitamina A - alfa-caroteno, beta-caroteno e beta-criptoxantina - são a forma inativa da vitamina encontrada nas plantas. Estes compostos são convertidos para a forma ativa em seu corpo. Por exemplo, o beta-caroteno é convertido em retinol (uma forma ativa de vitamina A) no intestino delgado. Comer quantidades adequadas de vitamina A impede o desenvolvimento da cegueira noturna e pode ajudar a retardar o declínio da visão em função da idade. A ingestão adequada de vitamina A a partir de alimentos vegetais integrais pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, incluindo o linfoma de Hodgkin, bem como o câncer de colo de útero, pulmão e bexiga. No entanto, a relação entre vitamina A e câncer não é totalmente compreendida.

Ter vitamina A suficiente em sua dieta ajuda a manter seu sistema imunológico saudável e funcionar da melhor forma possível. O papel exato da vitamina A na prevenção e tratamento da acne não é claro. No entanto, medicamentos à base de vitamina A são freqüentemente usados ??para tratar a acne grave. Comer a quantidade recomendada de vitamina A pode ajudar a proteger os ossos e reduzir o risco de fraturas, embora a conexão entre essa vitamina e a saúde dos ossos não seja totalmente compreendida. Quantidades adequadas de vitamina A na dieta são essenciais para a saúde reprodutiva e o desenvolvimento saudável dos bebês durante a gravidez. Comer grandes quantidades da forma ativa de vitamina A de alimentos de origem animal, medicamentos ou suplementos pode ser tóxico. O consumo excessivo de provitamina A proveniente de alimentos vegetais é improvável.

Referência

Age-Related Eye Disease Study Research Group . A randomized, placebo-controlled, clinical trial of high-dose supplementation with vitamins C and E, beta carotene, and zinc for age-related macular degeneration and vision loss: AREDS report no. 8. Arch Ophthalmol.  2001 Oct;119(10):1417-36.

Sun, S. Y.; Lotan, R. Retinoids and their receptors in cancer development and chemoprevention. Crit Rev Oncol Hematol.  2002 Jan;41(1):41-55.

Zhang, X. et al. The Effect of Vitamin A on Fracture Risk: A Meta-Analysis of Cohort Studies. Int J Environ Res Public Health.  2017 Sep 10;14(9). 

Estadão Conteúdo

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