0

Sal na medida certa: aprenda o quanto é preciso por dia

Em excesso faz mal, mas se cortar radicalmente da sua dieta também prejudica: veja como ingerir a quantidade certa de sal

25 fev 2021
13h11
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Sal na medida certa: aprenda o quanto é preciso por dia
Sal na medida certa: aprenda o quanto é preciso por dia
Foto: Pixabay / Sport Life

Desde criança aprendemos que é preciso maneirar no sal (e no açúcar também). No entanto, ele faz muito bem à saúde, se for ingerido na quantidade correta.

Em excesso, o sódio presente nesse tempero pode levar à hipertensão arterial, que pode desencadear uma série de doenças cardiovasculares. Mas a falta de sal pode trazer mais prejuízos do que benefícios à saúde.

Um estudo publicado na respeitada revista científica New England Journal of Medicine acendeu o debate sobre os limites no consumo de sódio, questionando os benefícios de uma restrição severa. Foram acompanhadas mais de 100 mil pessoas em 17 países por mais de três anos. Tanto os participantes com dieta rica quanto os que tinham uma dieta pobre em sódio apresentaram mais risco de morte ou problemas cardíacos graves do que aqueles que tinham um consumo moderado. Os pesquisadores sugerem que não só o excesso, mas também o baixo consumo de sódio, são fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Os brasileiros estão entre os que mais comem sal no mundo. Tanto que, há muito tempo, o governo adiciona iodo na substância para combater o bócio.

A ingestão média de sódio dos brasileiros está na marca de 4000 mg ao dia, o que justifica, ainda, que esses estudos tenham mais reforço científico e que controlem mais o seu consumo.

Enquanto os limites de sódio da dieta fomentam discussões científicas e governamentais, não devemos descartar a importância de reduzir o consumo de sal, caso ele seja exagerado. A questão, ainda sem consenso, é se reduzir a ingestão de sal, mesmo quando ela é moderada, pode trazer benefícios adicionais ou prejuízos à saúde.

Para os esportistas, a restrição de sódio deve ser medida com cautela, já que grande parte do mineral é perdido pelo suor durante os treinos. Atenção especial aos treinos prolongados ou sob calor excessivo, situações que intensificam a transpiração e, com isso, a perda de sódio. Procure acertar na escolha das roupas.

Sintomas como dores de cabeça, espasmos musculares, fadiga, náuseas e diminuição da consciência podem ser sinais de uma queda importante na concentração de sódio, com leve a graves consequências. Fique atento e procure alterar água com bebidas esportivas compostas por sódio durante treinos longos ao ar livre em dias muito quentes.

Veja também:

Máscara de pano é eficaz? Quando devo usar a PFF2? Especialista esclarece dúvidas
Sport Life
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade