Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atriz de 'X-Men' revela ter transtorno raro; saiba o que é misofinia

Intérprete de Emma Frost recebeu apoio dos seguidores em seu desabafo; confira na íntegra

5 dez 2025 - 11h04
(atualizado às 11h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A atriz January Jones revelou sofrer de misofonia, um transtorno raro relacionado à intolerância a certos sons, e desabafou sobre a dificuldade de lidar com isso em sua convivência pessoal, abordando o tema com humor nas redes sociais.
January Jones caracterizada como Emma Frost
January Jones caracterizada como Emma Frost
Foto: Reprodução | YouTube

A atriz January Jones, de 47 anos, revelou ao público, nos últimos dias, que sofre de um transtorno raro que interfere em suas relações pessoais. Para ilustrar o problema aos fãs, ela citou um episódio envolvendo o cunhado.

“Hoje gostaria de falar sobre algo com que tenho lutado a vida toda, chamado misofonia. E tem piorado progressivamente ao longo dos anos”, compartilhou em seu perfil no Instagram.

“Tenho um cunhado cuja comida favorita é batata frita. Ele come batata frita o tempo todo. Já conversei com ele sobre isso muitas vezes e ele parece achar engraçado comer batata frita perto de mim agora, porque virou uma piada constante para ver o que acontece e como eu reajo. Acho isso muito cruel com o meu problema e também muito perigoso para ele”, completou.

Segundo January, para evitar conflitos com o parente, ela resolveu fazer o desabafo em um local seguro — que chamou de “prisão”. “Então, o que eu não fiz hoje foi gravar este vídeo dentro de uma prisão. Porque imaginei várias maneiras de fazer isso [atacar o cunhado]. Mas não fiz. Não fiz mesmo. Ainda não”, disse, em tom de humor. “De resto, ele é um cara muito legal. E hoje é aniversário dele, então feliz aniversário. Espero que você esteja comendo um monte de batata frita.”

Nos comentários, vários seguidores demonstraram apoio à atriz — alguns relataram também ter misofonia.

“Eu também tenho isso. É tão difícil às vezes. É ótimo ouvir alguém falar abertamente sobre isso dessa forma. Por anos, desde criança, achei que era só comigo, e conforme fui ficando mais velha, percebi que é algo real. Que realmente precisa do apoio de amigos e familiares”, escreveu uma internauta. “Meu Deus, eu não suporto barulhos de sucção, cheiradas repetitivas... me deixa louca!!”, comentou outra.

January é conhecida por seus papéis na série Mad Men e no filme X-Men: Primeira Classe. Pelo trabalho na série, foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz e ao Emmy do Primetime de melhor atriz.

Misofonia

De acordo com o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, misofonia — também conhecida como Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som (SSSS) — é uma condição associada a reações exageradas e desproporcionais de pessoas que têm aversão a determinados ruídos.

“São sons que nos causam incômodo, sobretudo quando emitidos repetidamente. O nhec-nhec do colchão de molas, o tic-tac do relógio, o crec-crec da mastigação, o vrum-vrum do ventilador e o plof-plof da goteira são exemplos clássicos de ‘barulhinhos chatos’, digamos assim, que ninguém gosta, mas que estão muito presentes no nosso cotidiano”, explica um texto publicado no site oficial da unidade médica.

A instituição ressalta ainda que a misofonia é mais uma condição psiquiátrica do que neurológica, gerando intenso desconforto em resposta a certos sons. O tratamento pode envolver a busca por ambientes silenciosos e uma abordagem multidisciplinar, com apoio de otorrinolaringologista, psiquiatra e psicólogo.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade