PUBLICIDADE

Artrose: fisioterapeuta revela principais tratamentos

Esse tipo de condição costuma ser um grande vilão da terceira idade

30 dez 2023 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

Artrose é o desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações. A importância da artrose só aumenta a cada ano, conforme em que se observa uma tendência de envelhecimento da população brasileira. O professor PhD e fisioterapeuta Thiago Fukuda revela principais tratamentos.

Artrose
Artrose
Foto: Shutterstock / Sport Life

Dicas de tratamentos da artrose

"O fisioterapeuta é o responsável por criar exercícios para fortalecer os músculos ao redor da articulação aumentando a amplitude dos movimentos e amenizando a dor ao mesmo tempo. Procure um fisioterapeuta para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento o quanto antes", pondera.

Thiago ainda detalha que a artrose é doença que atinge a terceira idade, público que carrega em sua maioria a predisposição, mas que precisa mudar os hábitos quando ainda há tempo.

"Perder peso, praticar atividade física, não fazer movimentos que sobrecarreguem o joelhos, manter uma alimentação balanceada podem ajudar a reduzir as chances do indivíduo ter artrose. Interromper o uso do cigarro é outro fator importante, pois o tabaco diminui a qualidade do colágeno das articulações. As atividades físicas devem ser feitas diariamente e os exercícios precisam ser focados no fortalecimento das articulações", disse.

Detalhes e efeitos da artrose

Thiago Fukuda garante a artrose como doença degenerativa das articulações. As causas podem ser inúmeras: sedentarismo, genética, obesidade, desgaste das cartilagens, uso inadequado da articulação, traumas no joelho e desvio do eixo, entre outros.

"O local mais acometido é o joelho devido a sobrecarga e também porque apresenta diversas articulações. Os pacientes com artrose se queixam de dor, falta de firmeza, estalos no joelho, rigidez e limitação dos movimentos", explicou.

Dado

O levantamento da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) apontou que a artrose afeta milhões de brasileiros. Esse dado estatístico diz que 20% da população é acometida por essa enfermidade.Essa pesquisa acrescenta que 70% dos cidadãos acima de 70 anos lidam com evidência radiográfica da artrose.

Quem é ele?

Thiago é fisioterapeuta com doutorado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), pós-doutorado na University of Southern California (EUA), diretor e co-fundador do Instituto Trata - Joelho e Quadril e ex-fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade