Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anvisa volta a proibir venda de creme dental da Colgate

A proibição estava suspensa desde o recurso impetrado pela empresa, porém a própria fabricante o retirou no final de abril

1 mai 2025 - 13h24
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Anvisa reinstaura a proibição do creme dental Mint Clean da Colgate após retirada de recurso pela empresa. Proibição ocorre devido a relatos de reações adversas como inchaços e irritações orais.
Venda da pasta Colgate Clean Mint foi suspensa pela Anvisa
Venda da pasta Colgate Clean Mint foi suspensa pela Anvisa
Foto: Divulgação / Estadão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou novamente a interdição cautelar do creme dental Mint Clean, da Colgate, nesta quarta-feira, 30. A medida estava suspensa desde que a empresa apresentar recurso. 

“A medida estava suspensa em razão de um recurso da empresa, porém a própria fabricante retirou o recurso, que tinha efeito suspensivo sobre a interdição. Assim, a interdição do produto continua em vigor”, informou o órgão.

A interdição havia sido determinada em 27 de março, como medida de fiscalização para reduzir potenciais riscos associados ao uso do produto, que foi reformulado e que é uma nova versão Colgate Total 12. A principal alteração na composição foi a substituição do fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho.

Na época, a Anvisa informou que recebeu oito notificações registradas, relatando um total de 13 eventos adversos associados ao uso do creme dental. Entre as reações estavam inchaços nas amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

Dias após a interdição do produto, a Colgate entrou com recurso, o que possibilitou a retomada da comercialização. Em nota ao Terra, a empresa confirmou a retirada do recurso, afirmando que a decisão foi incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. 

“A empresa acredita numa resolução oportuna do tema. A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento https://www.colgatepalmolive.com.br/contact-us”, finalizou. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade