Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anvisa proíbe fabricação e venda do azeite da marca Terra das Oliveiras

Decisão foi publicada nesta quinta-feira, 22, no Diário Oficial da União, e se estende à distribuição, propaganda e uso de todos os lotes

22 jan 2026 - 17h27
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Anvisa proibiu fabricação, venda, distribuição e propaganda do azeite Terra das Oliveiras por origem desconhecida e CNPJ extinto, além de recolher lote de chocolate Laka devido a erro de rotulagem.
Anvisa proíbe fabricação e venda do azeite da marca Terra das Oliveiras
Anvisa proíbe fabricação e venda do azeite da marca Terra das Oliveiras
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quinta-feira, 22, a fabricação e a venda do azeite de oliva da marca Terra das Oliveiras. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, também se estende à distribuição, importação, propaganda e uso de todos os lotes do produto. 

A medida consta na Resolução RE-227, de 21 de janeiro de 2026, em que a Anvisa aponta que a determinação considerou a 'origem desconhecida ou ignorada' do produto.

A agência ainda destacou que a empresa importadora teve o CNPJ extinto em janeiro de 2025. Ainda assim, um anúncio do produto podia ser encontrado em uma plataforma digital de vendas. Já na tarde desta quinta-feira, o anúncio havia sido desabilitado. 

A venda de produtos desclassificados pela Anvisa é considerada uma infração grave, e pode levar à responsabilização dos comércios que mantêm a comercialização dos itens proibidos. 

Mais cedo nesta quinta-feira, a Anvisa também determinou o recolhimento de um lote do chocolate Laka, da Mondelez. A medida foi oficializada após a própria fabricante comunicar voluntariamente o problema às autoridades sanitárias.

De acordo com a Anvisa, o lote identificado pelo código CC28525493 apresenta inconsistências na rotulagem. Durante o processo de produção, barras da versão com biscoito foram acondicionadas em embalagens destinadas ao chocolate branco tradicional.

Essa falha compromete as informações presentes no rótulo, já que o produto embalado contém ingredientes diferentes, incluindo glúten — dado essencial para consumidores com alergias ou intolerâncias alimentares.

Substância de esmalte em gel proibida na Europa é avaliada pela Anvisa; entenda os riscos #shorts:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade