Alimentos ricos em histamina
A intolerância à histamina ocorre quando há um acúmulo de histamina no organismo. Medicamentos, condições médicas, meio ambiente, deficiências nutricionais e dieta podem levar à intolerância à histamina. A intolerância a histamina é bastante rara, afetando cerca de 1% da população. As pessoas muitas vezes confundem isso com outras condições, como alergias alimentares e doenças gastrointestinais. Muitos alimentos e bebidas contêm histamina. Normalmente, a enzima DAO e, em menor extensão, a HNMT, decompõe a histamina ingerida, impedindo que ela seja absorvida no intestino e penetrando na corrente sanguínea. Alguns fatores podem, no entanto, interferir na maneira como a DAO e a HMNT funcionam, ou o quanto dessas enzimas está presente no intestino.
Algumas pessoas estão predispostas a desenvolver intolerância à histamina devido à hipersensibilidade aos medicamentos OTC, por exemplo, AINEs. Quando o corpo não quebra a histamina dos alimentos e vaza através do revestimento intestinal, ela entra na corrente sanguínea e pode causar uma resposta imune. É provável que os sintomas de resposta alérgica de uma pessoa sejam mais graves quanto mais histamina tiverem acumulado em sua corrente sanguínea. Pessoas com intolerância à histamina tendem a ter uma variedade de sintomas que podem dificultar a determinação da fonte. Os sintomas da intolerância à histamina variam, mas tendem a imitar os de outras reações alérgicas. A maioria das pessoas associa histamina com respostas imunes no corpo. Mas quase todos os alimentos e bebidas contêm algum nível de histamina, e estes geralmente aumentam à medida que a comida envelhece, estraga ou fermenta.
Alguns alimentos e bebidas também contêm compostos que ajudam a liberar histamina no organismo ou bloquear a produção ou a eficácia das enzimas DAO e HMNT. Pesquisadores ainda estão trabalhando quanto a histamina está presente na maioria dos alimentos e bebidas. De acordo com a pesquisa atual, alimentos e bebidas cotidianas ricos em histamina incluem: álcool, queijos envelhecidos, alimentos enlatados, em conserva e fermentados, produtos defumados, como salsicha, presunto, bacon ou salame, leguminosas, como grão de bico, soja, e lentilhas, vinagre, muitas refeições preparadas, iogurte, salgadinhos, doces com conservantes, chocolate e cacau, chá verde, a maioria dos cítricos, abacaxi, conservas de peixe, como cavala e atum, amendoim, espinafre, tomate, banana, berinjela, morangos, cerejas, pimenta em pó, canela e cravo.
Várias vitaminas e minerais são necessários para a atividade adequada da DAO. Assim, pessoas com intolerância à histamina podem se beneficiar da inclusão de mais alimentos e bebidas ricos nesses nutrientes em sua dieta. Vitaminas e minerais que podem ser bons para pessoas com intolerância à histamina incluem: B6, vitamina C, cobre, magnésio, manganês, zinco, cálcio, vitamina B1, vitamina B2 e ácido fólico. Concentrar-se em alimentos frescos, não embalados ou preparados também é crucial se alguém estiver se recuperando da intolerância à histamina, limitando os níveis de histamina encontrados nos alimentos do dia-a-dia.
Referência
https://www.medicalnewstoday.com/articles/322543.php?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_country=BR&utm_hcp=no&utm_campaign=MNT%20Weekly%20%28non-HCP%20non-US%29%20-%20OLD%20STYLE%202018-07-25&utm_term=MNT%20Weekly%20News%20%28non-HCP%20non-US%29