PUBLICIDADE

Além da estética: conheça 3 benefícios da rinoplastia

A rinoplastia oferece uma variedade de benefícios além da melhoria estética - desde a correção de problemas respiratórios até o aumento da autoconfiança

26 mai 2024 - 18h06
(atualizado em 27/5/2024 às 16h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A rinoplastia é conhecida popularmente por afinar os traços do nariz. No entanto, suas atribuições vão além da estética, já que a cirurgia também pode  trazer uma série de benefícios adicionais para a saúde e o bem-estar do paciente. 

Além da estética: conheça 3 benefícios da rinoplastia
Além da estética: conheça 3 benefícios da rinoplastia
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

A cirurgia de rinoplastia pode abordar questões funcionais e até mesmo psicológicas, destaca Edson Freitas, fellowship em cirurgia plástica facial pela USP (Universidade de São Paulo).

O especialista aponta os principais benefícios da rinoplastia, que vão muito além da estética. Confira:

1. Melhora da respiração e correção de problemas

Muitas pessoas que buscam a rinoplastia sofrem de problemas respiratórios, como desvio de septo, turbinectomias e obstrução nasal. Essas condições não apenas afetam a qualidade de vida do paciente, mas também podem contribuir para distúrbios do sono, ronco e até apneia do sono. 

"Durante a rinoplastia, o cirurgião pode corrigir essas irregularidades estruturais, promovendo uma melhor respiração e facilitando a passagem do ar pelas vias nasais. Precisamos abordar essas questões funcionais durante a rinoplastia, visando não apenas a estética, mas também a saúde respiratória do paciente", afirma Edson.

2. Correção de lesões traumáticas e reconstrução

A rinoplastia também é frequentemente realizada para corrigir lesões traumáticas no nariz, como fraturas decorrentes de acidentes ou atividades esportivas. Essas lesões não apenas afetam a aparência do nariz, mas também podem causar dificuldades respiratórias e desconforto. "A cirurgia pode restaurar a função e a forma do nariz, proporcionando alívio físico e emocional para o paciente", diz o especialista

3. Aumento da autoconfiança e bem-estar

Embora não seja um benefício físico direto, o impacto psicológico da rinoplastia é significativo. "Muitas pessoas que passam pela cirurgia relatam um aumento na autoconfiança e autoestima, o que pode influenciar positivamente diversos aspectos de suas vidas pessoais e profissionais. Devemos considerar não apenas a estética, mas também o impacto emocional no paciente", conclui o profissional.

Vale destacar ainda que a cirurgia de rinoplastia pode ter um impacto positivo duradouro na saúde e no bem-estar dos pacientes, quando realizada por um cirurgião qualificado, com sua expertise reconhecida em cirurgia plástica facial.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade