Acne gravídica: entenda a doença que transformou rosto de mulher grávida
Mãe mostrou antes e depois em fotos após condição afetar a pele de seu rosto
A acne gravídica é uma condição comum causada pelo aumento hormonal na gravidez, que eleva a produção de óleo na pele; especialistas recomendam cuidados específicos e tratamento seguro para amenizar os sintomas.
Uma mulher viralizou nas redes sociais ao mostrar como a gravidez deixou seu rosto quase irreconhecível. Farah Faizal, da Malásia, sofre de uma condição chamada acne gravídica.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A acne gravídica é relativamente normal, segundo especialistas. Durante a gestação, os hormônios responsáveis por gerar o bebê podem aumentar a produção de óleo na pele, causando inflamações de espinhas.
Cacilda da Silva Souza, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), esclarece que a acne é uma doença que surge por meio de causas variadas, como a genética, o uso de medicações e até mesmo o estresse.
“A infecção ocorre a partir do estímulo hormonal e é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos”, explicou em publicação no site da USP.
O Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Novo México publicou um artigo esclarecendo as causas, formas de tratamento e como a mãe pode prevenir a acne durante a gravidez. (Confira abaixo)
O que causa acne durante a gravidez?
A acne ocorre quando os poros da pele ficam entupidos com bactérias, óleo ou células mortas da pele. Idade, genética, estilo de vida e condições físicas, como a gravidez, afetam a quantidade desses irritantes da pele que seu corpo produz.
Durante os dois primeiros trimestres da gravidez, você produz mais hormônios reprodutivos chamados andrógenos – progesterona, em particular. Quando esses níveis hormonais aumentam, o mesmo acontece com a quantidade de óleo que sua pele produz. E mais óleo significa poros mais entupidos.
É provável que as espinhas apareçam no rosto, pescoço, peito ou costas.
Que tratamentos de acne são seguros durante a gravidez?
Sua primeira linha de defesa contra a acne da gravidez é um limpador suave, sem perfume e corantes. Se não tiver resultados, o recomendado é tentar um medicamento de venda livre. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas recomenda produtos que contenham um dos seguintes ingredientes:
- O ácido azeláico, o que pode ajudar a desbotar a descoloração causada pela acne
- Ácido glicólico, que solta as células mortas da pele e também pode ajudar a desbotar a descoloração
- Peróxido de benzoíla tópico, um antimicrobiano que destrói as bactérias sob a pele e limpa o excesso de óleo e células mortas da pele na superfície da pele
- Ácido salicílico tópico, um ingrediente que desobstrui os poros
Tentar muitos tratamentos pode piorar sua acne. Caso não funcione, converse com um dermatologista— um médico especializado em cuidados com a pele — sobre as melhores opções.
Posso prevenir a acne durante a gravidez?
Por mais irritantes que as mudanças hormonais possam ser, elas ajudam o bebê a crescer. Assim, a mãe não pode impedir que as alterações hormonais afetem a pele, mas algumas dicas podem tornar a acne menos grave:
- Não toque ou cutuque a pele propensa a acne.
- Use produtos de limpeza suaves - e pressão - ao lavar o rosto. Quanto mais produtos químicos um produto tiver, maior a probabilidade de irritar sua pele. E esfregar com muita força pode causar fugas e manchas.
- Aplique loções, maquiagem e produtos de cabelo feitos com água, não com óleo. Os produtos à base de água criam menos oportunidades para o acúmulo de óleo em seu rosto.
- Coma muitos alimentos com baixo índice glicêmico, que foram ligado a uma redução na acne. Estes incluem frutas, legumes, feijão e grãos integrais.