PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

5 chás que ajudam a tratar problemas menstruais

Essas bebidas poderosas ajudam a aliviar cólicas, inchaços, sangramento excessivo e ansiedade

7 mai 2024 - 16h33
Compartilhar
Exibir comentários

Desde tempos antigos, os chás de ervas são empregados como remédios alternativos para uma variedade de condições de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece essa prática como uma forma complementar de cuidados de saúde desde 1979.

Os chás naturais ajudam na regulação de desordens menstruais, oferecendo alívio e bem-estar às mulheres
Os chás naturais ajudam na regulação de desordens menstruais, oferecendo alívio e bem-estar às mulheres
Foto: Ground Picture | Shutterstock / Portal EdiCase

No contexto da saúde feminina, estudos recentes têm se concentrado nos efeitos benéficos dos chás naturais no alívio de sintomas comuns do ciclo menstrual, como irregularidades, cólicas, inflamações e náuseas. Nesse sentido, conheça a eficácia de cinco tipos específicos de chás com potencial de tratamento e regulação de desordens menstruais.

Os chás como aliados naturais

Um estudo feito por pesquisadores do Instituto Tecnológico de Monterrey, no México, em colaboração com a OMS, aponta que os chás são opções eficazes e de baixo custo para mulheres que sofrem de desordens do sistema reprodutivo.

A pesquisa avaliou mais de 180 espécies de ervas. Entre elas, as mais utilizadas para amenizar os sintomas do ciclo menstrual foram a camomila, a canela e o gengibre. As opções naturais serviram para casos de dismenorreia (cólica menstrual), sangramento intenso durante a menstruação, enjoos e outros sintomas.

Chás são acessíveis e alternativas aos sintéticos

Por pertencerem à medicina natural, os chás se tornaram a escolha de muitas pessoas que preferem evitar químicos e efeitos colaterais a longo prazo. Além disso, costumam ser mais baratos e dispensam prescrição médica, conforme elucida Paula Molari Abdo, farmacêutica pela USP e diretora técnica da Formularium.

Segundo ela, que também é membro da SBRAFH (Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar), da ANFARMAG (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais) e especialista em Atenção Farmacêutica pela USP, há uma grande variedade de ervas e chás tradicionalmente usados para tratar problemas menstruais.

"Além de ajudar na regulação menstrual, alguns chás também podem aliviar sintomas associados, como cólicas e inchaços. Adicionalmente, muitos chás oferecem outros benefícios à saúde, como propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias", destaca a farmacêutica.

5 chás para tornar o período menstrual mais saudável

Os chás de ervas podem regular os níveis hormonais e reduzir a inflamação, ao mesmo tempo em que fornecem vitaminas e minerais essenciais para a saúde feminina. Confira as opções:

1. Chá de camomila

A camomila, uma das plantas medicinais mais utilizadas em todo o mundo, está listada na farmacopeia de pelo menos 26 países. Tradicionalmente, ela é utilizada para reduzir a ansiedade (comum da TPM), bem como no tratamento das cólicas crônicas e do sangramento menstrual excessivo.

"A camomila possui camazuleno, apigenina e flavonoides, propriedades com ações anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes, que ajudam no alívio de sintomas como cólicas, ansiedade e irritabilidade, além de conter o fluxo menstrual intenso", explica Paula Molari Abdo.

A raiz de gengibre oferece alívio à dor menstrual devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas
A raiz de gengibre oferece alívio à dor menstrual devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas
Foto: Jr images | Shutterstock / Portal EdiCase

2. Chá de gengibre

Segundo a farmacêutica, a raiz de gengibre contém compostos como o gingerol e a ginger diona, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Historicamente, o gengibre tem sido usado no tratamento de dor e inflamações.

Segundo uma revisão de estudos, há mais de 60 ativos antioxidantes presentes no gengibre, como gingeróis e zingerona, com importantes propriedades que reduzem inflamações, com destaque ao tratamento da dismenorreia primária.

3. Chá de canela

Resultados de várias pesquisas demonstram que o consumo de chá natural de canela diminui a dor associada à menstruação e controla o fluxo menstrual intenso. "A canela tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antidiabéticas, antifúngicas e antibacterianas, além de melhorar náuseas e diarreia", completa Paula Molari Abdo.

Ainda de acordo com as pesquisas, a canela tem sido utilizada no tratamento da síndrome do ovário policístico, que tem como sintomas cólicas, ausência de menstruação ou amenorreia e menstruação anormal ou oligomenorreia.

4. Chá de vitex

Segundo a farmacêutica, o extrato de Vitex agnus-castus, ou "Árvore da Castidade", contém iridoides e flavonoides, que podem ajudar na modulação hormonal, especialmente na regulação da secreção de prolactina, um hormônio capaz de equilibrar o ciclo menstrual.

Uma série de estudos publicados no Thieme mostrou que o Vitex agnus-castus diminui os sintomas da menopausa e, principalmente, da TPM, sendo um dos ativos mais populares para quem sofre da síndrome pré-menstrual. Outros efeitos incluem: diminuição da irritabilidade, da constipação, da ansiedade, das enxaquecas, cólicas e da sensibilidade nos seios.

5. Chá de dong quai

Tradicional da medicina chinesa, mas popular em todo o mundo, o chá de dong quai promete facilitar a circulação sanguínea. Mulheres no pós-parto (com orientação médica), durante a menstruação, na menopausa e aquelas com cólicas incapacitantes são beneficiadas com o chá de dong quai, também conhecido como o "ginseng feminino".

"A Radix Angelica Sinensis, comumente conhecida como Angelica sinensis ou Dong Quai, contém uma variedade de compostos, incluindo ácidos orgânicos, polissacarídeos e flavonas, que são conhecidos por suas propriedades benéficas, como facilitar a circulação sanguínea, aliviar dores e tratar desordens menstruais", finaliza Paula Molari Abdo.

Por Flávia Vargas

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade