PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

3 riscos do clareamento dental caseiro para a saúde da boca

Dentista explica como procedimento sem supervisão profissional pode prejudicar os dentes

23 abr 2024 - 18h46
(atualizado às 23h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Impulsionada pela busca por um sorriso mais branco, a prática de clareamento dental tem se popularizado. Na última década, o crescimento anual do tratamento foi cerca de 30%, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia. Ainda, a preocupação dos profissionais com a qualidade do procedimento também aumentou, visto que produtos milagrosos e receitas caseiras para clarear os dentes são facilmente encontrados na internet.

Clareamento dental deve ser feito por dentista
Clareamento dental deve ser feito por dentista
Foto: New Africa | Shutterstock / Portal EdiCase

Em função disso, Matheus Marcondes, dentista e CEO da Smile University, faz um alerta sobre o clareamento dental feito em casa sem acompanhamento de um profissional e lista os riscos do método para a saúde bucal. Confira!

1. Desgaste do esmalte dental

Segundo o dentista, as manchas, causadas por diversos fatores, podem piorar devido aos procedimentos de clareamento feitos em casa. "Produtos abrasivos, na grande maioria dos casos, desgastam o esmalte dental, levando a manchas permanentes que comprometem a estética do sorriso. Além disso, o aumento da sensibilidade é uma consequência frequente, podendo causar desconforto ao paciente", diz.

Clareamento dentário feito da maneira errada pode causar inflamação na boca
Clareamento dentário feito da maneira errada pode causar inflamação na boca
Foto: Ground Picture | Shutterstock / Portal EdiCase

2. Pulpite

Outro perigo se trata do surgimento de pulpite, uma inflamação dolorosa da polpa dentária. O uso indevido de substâncias clareadoras pode irritar os nervos dos dentes, exigindo tratamento odontológico específico.

3. Perda do tecido gengival

Os sangramentos gengivais e irritações na mucosa bucal são comuns em casos de clareamento dental caseiro mal supervisionado. "Clareamento dental caseiro sem a supervisão de um profissional qualificado aumenta os riscos de complicações. Moldes malfeitos podem levar ao vazamento do gel clareador para as gengivas, causando inflamações graves e perda de tecido gengival", finaliza Matheus Marcondes.

Por Breno de Souza Santos

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade