PUBLICIDADE

3 fatores que afetam seu coração além do sedentarismo e má alimentação

Você sabia que a solidão é um dos fatores de risco para doenças cardíacas?

16 fev 2024 - 09h03
(atualizado às 09h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Uma boa dieta e a prática regular de exercícios físicos podem influenciar e muito na saúde do coração. Porém, o sedentarismo e a má alimentação não são os únicos elementos responsáveis por prejudicar a saúde cardíaca.

A cardiologista Gosia Wamil, da Mayo Clinic Healthcare de Londres, aponta que a solidão e o isolamento social, bem como o consumo exagerado de álcool, têm sido associados a doenças cardíacas.

1 - Solidão crônica

De acordo com a especialista, estudos sugerem que as pessoas que experienciam a solidão crônica podem ter um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. 

“As conexões sociais e as relações de apoio contribuem para o bem-estar geral, e a falta dessas conexões pode levar ao aumento do estresse, inflamação e comportamentos de estilo de vida pouco saudáveis, os quais podem afetar negativamente a saúde do coração”, explica a médica.

Wamil ainda acrescenta que interações sociais positivas podem reduzir o estresse, baixar a pressão arterial e melhorar o bem-estar emocional geral. Envolver-se em atividades sociais, passar o tempo com entes queridos e construir uma sólida rede de apoio social também pode proteger o coração.

2 - Consumo excessivo de álcool

Quanto ao consumo de álcool, a cardiologista afirma que quando moderado, pode gerar alguns benefícios cardiovasculares, mas o consumo excessivo pode levar a pressão alta, cardiomiopatia e arritmias. No verão e períodos festivos, quando o consumo da bebida aumenta, é necessário ficar ainda mais alerta. 

“Preste atenção ao tamanho das porções e evite o excesso de alimentos com alto teor calórico e alto teor de gordura. A moderação é vital quando se trata de álcool para prevenir potenciais problemas cardíacos. Mantenha seu corpo ativo, incorporando atividades físicas em sua rotina nos períodos festivos, ajudando a neutralizar os efeitos do aumento da ingestão de calorias”, indica a profissional.  

10 alimentos ricos em potássio para melhorar a saúde do coração 10 alimentos ricos em potássio para melhorar a saúde do coração

3 - Alimentos altamente processados

Wamil ainda recomenda que se evite alimentos altamente processados que contenham açúcares adicionados, sal em excesso e gorduras trans, e limite as gorduras saturadas na carne vermelha, nos laticínios integrais e nas frituras.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade