PUBLICIDADE

10 exercícios de aquecimento que melhoram desempenho e evitam lesões

Em apenas cinco minutos, você consegue concluir os exercícios de aquecimento e preparar seu corpo para o treino que está por vir! Confira como fazer

5 jan 2024 - 13h36
Compartilhar
Exibir comentários

Que atire a primeira pedra quem nunca revirou os olhos na hora de fazer os exercícios de aquecimento antes do treino - especialmente naqueles dias em que o horário está bem apertado. A ideia de adicionar cinco minutos extras para preparar o corpo parece uma perda de tempo para muitas pessoas, porém pular essa etapa é um erro.

Confira 10 movimentos de aquecimento para fazer antes do treino
Confira 10 movimentos de aquecimento para fazer antes do treino
Foto: svetlanasokolova/Freepik / Boa Forma

De acordo com a personal trainer Kim Perry, fazer alguns movimentos de peso corporal e alongamentos dinâmicos antes do evento principal aumenta sua frequência cardíaca, reduz lesões e aumenta seu desempenho geral.

"O objetivo de um aquecimento é fazer o sangue fluir e criar mais oxigênio para os músculos. Vale a pena gastar de cinco a oito minutos nisso para melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões", explicou ela, em entrevista à Women's Health.

Algumas pesquisas, inclusive, mostram que o sangue transporta o oxigênio necessário para o funcionamento dos músculos, portanto, aumentar o fluxo sanguíneo é uma das melhores coisas que você pode fazer para preparar os músculos para o sucesso. Além disso, há pesquisas que apontam que o aquecimento adequado ativa os músculos para melhorar o desempenho esportivo, aumentando a flexibilidade e amplitude de movimento.

4 benefícios importantes dos exercícios de aquecimento

  • Evitam lesões;
  • Melhoram o desempenho;
  • Maximizam a amplitude de movimento;
  • Contribuem com a conexão cérebro-músculo para otimizar o treino.

Como se aquecer corretamente

Apenas tocar os dedos dos pés pode não resolver o problema. Por isso, o recomendado é fazer alongamentos dinâmicos, ou seja, aqueles em movimento, para preparar os músculos para o desempenho máximo.

"Sabemos que, por meio de estudos, apenas o alongamento estático às vezes pode inibir a atividade muscular, e não queremos inibir o que estamos prestes a fazer - queremos deixar o corpo mais excitado, mais estimulado", explica a profissional.

Preparado? Escolha quatro a cinco dos principais movimentos de aquecimento abaixo e complete cada um por 30 a 60 segundos. Concentre-se apenas nos movimentos que melhor atendem ao seu treino (parte inferior do corpo, parte superior do corpo, etc.).

Balanços de braço

Alcance lateral

Rotações do quadril

Elevação de joelho

Avanço lateral com elevação de joelho

Avanço lateral

Agachamento plie

Agachamento com elevação de braços

Caminhada para prancha

Polichinelos

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade