PUBLICIDADE

Casa desorganizada pode afetar a saúde mental; entenda melhor

Uma casa desorganizada pode pior quadros de estresse e a ansiedade; veja dicas de como manter o ambiente mais harmônico

29 fev 2024 - 14h00
(atualizado às 17h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Você anda se sentindo mais estressado e ansioso e não sabe por quê? Há várias razões que podem influenciar, uma delas sendo o ambiente onde você vive. Uma casa desorganizada pode afetar a saúde mental, uma vez que o exterior também mexe com as emoções.

A casa desorganizada pode afetar a saúde mental; entenda
A casa desorganizada pode afetar a saúde mental; entenda
Foto: Shutterstock / Alto Astral

De acordo com Tatiane Paula, que é psicóloga clínica, os efeitos incluem o aumento do estresse, a sobrecarga emocional, a dificuldades de concentração e a baixa autoestima.

A bagunça traz uma sensação de falta de controle sobre a própria vida, o que piora a ansiedade e pode até contribuir para o desenvolvimento de sintomas de depressão.

"Quando cercados por bagunça, nosso cérebro interpreta isso como um sinal de perigo, desencadeando respostas de estresse e gerando preocupações constantes. A associação entre desorganização e aumento de estresse varia de acordo com as respostas condicionadas do indivíduo ao ambiente desorganizado", relata a especialista.

A dificuldade de foco, a sobrecarga emocional, a irritabilidade, a procrastinação constante e a insatisfação geral com a vida são também sintomas de que a desorganização está trazendo problemas.

"Identificar esses sinais e buscar ajuda profissional é essencial para desenvolver comportamentos mais estruturados", diz Tatiane.

Casa arrumada faz bem para a saúde

Se uma casa desorganizada pode afetar a saúde mental, um lar organizado faz exatamente o contrário, sendo benéfico para o bem-estar e promovendo a tranquilidade.

Tatiane explica que um ambiente com organização reduz o estresse, aumenta a autoconfiança e facilita o relaxamento, contribuindo para a realização das tarefas rotineiras com eficiência.

Contudo, como fazer isso? No dia a dia, pode ser difícil deixar o lar sempre 100% organizado, já que são muitos afazeres e pouco tempo.

Todavia, tirar os objetos espalhados pelo caminho, fazer aquela faxina semanal nos cômodos e tentar sempre colocar as coisas no lugar após usá-las são pequenas e rápidas ações que já ajudam bastante.

Uma dica para quem tem dificuldade em manter a casa organizada, especialmente com crianças, é envolver a família toda na organização. Cada um deve ter tarefas e responsabilidades que façam sentido com suas rotinas e idades. Além disso, criar um calendário para a limpeza da casa possibilita acabar com a procrastinação.

Para manter uma rotina organizada e promover a saúde mental, a psicóloga ressalta que é fundamental reservar tempo para atividades de relaxamento e autocuidado.

Priorizar tarefas, criar listas de afazeres e desenvolver consciência sobre limites são estratégias importantes e passos fundamentais para uma vida mais equilibrada.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade