PUBLICIDADE

Aprenda 5 posições de yoga para combater a ansiedade

Professor de yoga ensina 5 exercicios eficazes no combate dos sintomas de ansiedade, bem como de outros problemas de saúde mental

9 jul 2024 - 10h35
(atualizado em 14/7/2024 às 18h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A yoga é uma filosofia tradicional milenar hindu que associa práticas meditativas com asanas (posturas) como forma de exercício. Assim, proporciona uma série de benefícios à saúde, especialmente ao bem-estar emocional, diminuindo diretamente sintomas de ansiedade.

"O yoga traz benefícios cientificamente comprovados para ajudar no controle da ansiedade e a cuidar da saúde mental em geral, algo que tem se tornado cada vez mais importante", aponta o naturopata e professor de yoga, Ravi Kaiut.

Segundo Ravi, a prática regular permite diminuir o estresse, melhorar o humor e, além disso, aumentar a sensação de bem-estar.

5 posições do yoga para controlar a ansiedade

O especialista ensina 5 asanas que ajudam diretamente no combate dos sintomas da ansiedade. Confira:

1 - Virasana

Nesta posição, o indivíduo se ajoelha e senta-se sobre os calcanhares, com as mãos descansando sobre as coxas. Essa postura ajuda a alongar os músculos das pernas e reduzir a fadiga, melhorando o controle da ansiedade.

Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação.
Foto: Saúde em Dia

2 - Sukhasana

Para realizar esta posição é preciso se sentar no chão com as pernas cruzadas, mãos sobre os joelhos ou em gesto de mudra. Ela ajuda no relaxamento e equilíbrio mental, principalmente quando combinada com técnicas respiratórias (pranayama).

Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação.
Foto: Saúde em Dia

3 - Padottanasana

No Padottanasana, a pessoa fica em pé, com as pernas paralelas, inclinando o tronco para a frente a partir dos quadris, mantendo as pernas retas.

Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação.
Foto: Saúde em Dia

4 - Janu Sirsasana

Nesta posição, o indivíduo se senta com uma perna estendida e a outra dobrada, com a sola do pé contra a coxa interna da perna estendida. Em seguida, incline-se para a frente, alongando a coluna.

Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação.
Foto: Saúde em Dia

5 - Viparita Karani

Para esta posição, o praticante precisa deitar-se de costas com as pernas estendidas para cima, apoiadas em uma parede ou elevação. A postura Viparita Karani alivia o cansaço das pernas e melhora a circulação do corpo.

Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação.
Foto: Saúde em Dia

Pranayama no controle da ansiedade

Além disso, as técnicas respiratórias presentes no yoga também são muito eficazes em controlar a ansiedade e outras questões de saúde mental.

"A respiração regula os ciclos naturais do corpo humano, por isso, saber controlá-la é importante para a nossa saúde integral. O pranayama traz relaxamento mental e físico, melhorando a clareza mental e a concentração e aumentando a oxigenação do corpo, o que contribui para a gestão da ansiedade", explica Ravi Kaiut.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade