PUBLICIDADE

5 benefícios do esporte para a saúde mental das crianças

Especialista explica como a prática de atividade física favorece o bem-estar dos mais jovens

23 fev 2024 - 11h01
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabia que praticar esportes na escola não se limita mais apenas às aulas de educação física? A razão dessa mudança é o ganho de consciência sobre a importância das modalidades esportivas para a formação plena dos alunos. Isso porque as vantagens vão muito além da saúde física, abrangendo também o bem-estar e a saúde mental.

Praticar esportes beneficia crianças e adolescentes de diversas maneiras
Praticar esportes beneficia crianças e adolescentes de diversas maneiras
Foto: Ground Picture | Shutterstock / Portal EdiCase

A seguir, Eduardo Brito, coordenador de esportes do Colégio Rio Branco Unidade Granja Viana, lista cinco desses benefícios para crianças e adolescentes. Confira!

1. Melhora da autoestima e autoconfiança

A prática de atividade física regular ajuda na construção da autoestima e da autoconfiança. Afinal, ao superar desafios durante o esporte, o aluno se sentirá mais confiante e empoderado. 

2. Desenvolve o autocontrole

Ter controle sobre si também é algo atingível com as atividades físicas. Isso acontece por conta dos hormônios liberados pelo corpo durante os exercícios, que agem diretamente na sensação de bem-estar, regulando emoções e pensamentos mais ansiosos, por exemplo.

Os esportes oferecem um ambiente propício para interações sociais positivas
Os esportes oferecem um ambiente propício para interações sociais positivas
Foto: Pressmaster | Shutterstock / Portal EdiCase

3. Promove a socialização

Os esportes oferecem um ambiente propício para interações sociais positivas, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos. É importante também que o profissional responsável esteja atento às preferências de cada criança ou jovem, já que, nessa fase da vida, os grupos se montam conforme as afinidades e o esporte pode propiciar o convívio com diferentes turmas.

4. Reduz o estresse e a ansiedade

Encará-la como um bem para a saúde e, principalmente, para a convivência e manutenção das emoções, pode tornar a prática de atividades físicas mais leves e até levar a outros esportes pelo caminho, sempre focando no bem-estar. 

5. Estimula à descoberta de habilidades

Para alcançar todos esses ganhos por meio do esporte, é fundamental que crianças e jovens encontrem atividades que sejam significativas para eles. É necessário que o esporte ou exercício escolhido faça sentido para esse aluno, que atenda suas expectativas. Às vezes, caminhar, ir à academia, correr ou dançar, por exemplo, pode funcionar melhor do que praticar uma modalidade específica. 

Por Thaís Aidar

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade