"Quer reduzir a inflamação do seu corpo? Alimente-se bem", diz médica
A médica e jornalista Trisha Pasricha afirma que vegetais, leguminosas, grãos integrais, azeite de oliva, nozes e peixe são fundamentais na rotina alimentar
A inflamação é uma resposta natural do organismo para se defender, mas, quando se torna crônica, pode abrir as portas para diversas doenças. A boa notícia é que a natureza oferece uma verdadeira "farmácia" no prato. Segundo a médica e jornalista Trisha Pasricha, é preciso levar em conta um padrão alimentar e não uma fórmula mágica ou "substância milagrosa" que, de repente, desintoxica o corpo.
Ao jornal Washington Post, onde é colunista, ela fez uma lista de alimentos benéficos. Confira:
-
Frutas vermelhas: Morangos, mirtilos e framboesas são ricos em antocianinas, poderosos antioxidantes que reduzem o risco de doenças.
-
Peixes gordos: Salmão, sardinha e arenque são fontes ricas de Ômega-3, uma gordura que combate a inflamação nas células.
-
Brócolis: Este vegetal contém sulforafano, que auxilia na redução de citocinas inflamatórias no corpo.
-
Abacate: Além de gorduras saudáveis, possui potássio e fibras que protegem o coração e combatem processos inflamatórios.
-
Chá verde: Conhecido por suas catequinas, é uma das bebidas mais potentes para reduzir danos celulares.
-
Pimentas: Variedades como a pimenta-dedo-de-moça e biquinho contêm ácido ferúlico e sinápico, que reduzem a inflamação.
-
Cogumelos: Fontes de selênio e compostos fenólicos, eles oferecem proteção anti-inflamatória natural.
-
Uvas: Contêm resveratrol, um composto famoso por proteger as artérias e reduzir inflamações.
-
Cúrcuma: O açafrão-da-terra possui curcumina, um dos agentes anti-inflamatórios mais potentes da culinária mundial.
-
Azeite de Oliva Extra Virgem: Rico em oleocantal, uma substância com efeito semelhante ao de alguns medicamentos anti-inflamatórios.
-
Cacau: O chocolate amargo (acima de 70%) ajuda a manter as artérias saudáveis e reduz o estresse oxidativo.
Adotar esses alimentos no cotidiano, acompanhado de hábitos como sono regular e exercícios, é o melhor caminho para uma longevidade saudável.
Alimentos que causam inflamação no corpo
Por fim, alguns tipos de alimentos devem ser apenas consumidos esporadicamente, pois podem estar ligados a câncer e doenças cardíacas. "Eu incentivo meus pacientes a refletirem sobre a frequência com que esses alimentos aparecem em seus pratos e se há espaço para fazer pequenas substituições, de modo que eles não sejam as principais fontes de nutrientes", explica a médica.
Na lista, a médica menciona os alimentos ultraprocessados, como batatas fritas, biscoitos industrializados, refeições congeladas, carboidratos refinados, como pão branco, cereais açucarados, assim como refrigerantes. Além disso, inclui carnes vermelhas e processadas, como bacon, linguiça, salsicha e frios.